A obesidade infantil e juvenil é um problema grave de saúde pública e uma das doenças crónicas mais comuns. Crianças e jovens obesos têm maior probabilidade de se tornarem adultos obesos e de virem a sofrer hipertensão, diabetes, doenças cardiovasculares em idades mais precoces e alguns tipos de cancro.
Principais causas da obesidade
A obesidade é causada por uma alimentação desequilibrada e um estilo de vida sedentário; o contributo da genética, do ambiente e das condições sociais em que a crianças e os jovens vivem é determinante para a programação metabólica.
O estilo de vida urbano, com muitos alimentos processados de elevado teor de açúcar e/ou gorduras, o consumo regular de refrigerantes e bebidas açucaradas, a diminuição do consumo de verduras e fruta frescas, associado ao sedentarismo, e o aumento desmedido do tempo passado em frente a ecrãs têm contribuído para o crescimento desmedido desta patologia nas últimas décadas.
Como prevenir o excesso de peso
A prevenção começa na gravidez, com uma dieta equilibrada por parte da mãe, prevenindo o ganho excessivo de peso e o consumo excessivo de alimentos açucarados; os casos de diabetes gestacional devem ser acompanhados em endocrinologia, com uma dieta rigorosa e medicação se necessário.
Após o parto, o aleitamento materno (idealmente em exclusivo até aos seis meses de vida) protege a criança da obesidade infantil. A diversificação alimentar a partir dos seis meses deve promover o consumo regular de vegetais e fruta.
A dieta da família também deve incluir verduras e frutas e evitar o excesso de gordura, alimentos açucarados e ultraprocessados. A água deve ser a única bebida oferecida, além do leite. Os doces não devem ser utilizados como recompensas.
Um estilo de vida saudável é fundamental. A atividade física no exterior tem vantagens físicas, cognitivas e emocionais. Andar a pé ou de bicicleta (em vez de carro), subir escadas e praticar desporto regular são hábitos que se tornam benéficos e duradouros.
Prevenção da obesidade infantil no HCV
Quando o excesso de peso ou a obesidade se instalam na criança e no jovem, é fundamental detetar e intervir a tempo. No HCV, temos uma consulta multidisciplinar de prevenção da obesidade com pediatras, nutricionista, psicóloga e enfermeiros disponíveis para ajudar.
Após a avaliação inicial com análises (perfil lipídico, função tiroideia e hepática), ecografia abdominal (para detetar “fígado gordo”) e consulta de nutricionista, em conjunto com a família é traçado um plano individual.
A psicologia é fundamental: podem existir problemas de ansiedade, conflito familiar, baixa autoestima, entre outros que importam detetar e orientar. Se necessário articulamos com cardiologia pediátrica, endocrinologia, ortopedia, otorrinolaringologia, ginecologia ou cirurgia.
A abordagem individualizada centrada na família e a aposta na motivação é a chave da nossa consulta. Em conjunto com as famílias, queremos ajudar as crianças e os jovens a adotar um estilo de vida mais ativo, uma alimentação mais equilibrada e contribuir para que se tornem adultos mais saudáveis e felizes.
Descubra aqui se o índice de massa corporal do seu filho é adequado à sua idade. Em caso de dúvidas ou desvios da normalidade, marque consulta no HCV através do +351 217 714 000 ou do formulário de marcações.
Dr.ª Isabel Saraiva de Melo
Coordenadora da Pediatria no Hospital Cruz Vermelha
Siga as nossas redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.
