Hospital
Enquadramento
O Hospital Cruz Vermelha, inaugurado a 1 de fevereiro de 1965, teve a sua génese no Hospital de Santo António da Convalescença ou Casa de Saúde de Benfica mandada construir pela Cruz Vermelha Portuguesa para dar resposta na avaliação, diagnóstico e tratamento dos doentes com graves ferimentos sofridos na guerra colonial através do desenvolvimento das áreas da traumatologia e neurocirurgia.
Em 1981, o Hospital Cruz Vermelha inaugurou a Clínica de Hemodiálise e a primeira Unidade de Transplante Renal realizando os primeiros transplantes renais e de fígado do país. Em 1985, o Hospital Cruz Vermelha passou a dispor de um TAC o qual veio contribuir para a melhoria do diagnóstico em várias especialidades clínicas. Em 1998, o Hospital Cruz Vermelha foi objeto de profunda reestruturação e modernização, preocupação que se mantém aos dias de hoje com a melhoria continua da resposta assistencial aos utentes como uma Unidade Hospitalar de referência. O Hospital Cruz Vermelha é gerido pela Sociedade Gestora do Hospital da Cruz Vermelha a qual tem como objeto social a gestão e a exploração de unidades de saúde bem como a prestação de cuidados de saúde, no contexto do sistema de saúde português, sendo responsável pela gestão clínica e operacional do Hospital Cruz Vermelha.
O Hospital Cruz Vermelha tem como eixo prioritário da sua Missão a melhoria contínua da qualidade clínica e da segurança do doente visando a obtenção de resultados clínicos suportados nas melhores práticas atestadas, sempre que possível, pelo recurso à avaliação externa realizada por entidades reconhecidas e independentes. O Hospital Cruz Vermelha tem como imperativo estratégico o desenvolvimento equilibrado através da monitorização contínua, da inovação organizacional e da melhoria contínua dos processos visando a sustentabilidade ética, clínica, ambiental, económica e financeira.
O Hospital Cruz Vermelha desenvolve a sua atividade com o propósito da provisão de cuidados de saúde especializados, tendo em conta as necessidades do setor em que se insere, através do recurso a mecanismos de contratualização com entidades públicas, sociais ou privadas, de contratos ou de parcerias com entidades financiadoras ou de proteção da saúde. No âmbito das suas atividades e diferenciação o Hospital Cruz Vermelha promove o desenvolvimento de atividades de ensino, de investigação e de desenvolvimento em parceria com outras entidades, nomeadamente, do ensino superior universitário.
O Hospital Cruz Vermelha tem como valores de referência a qualidade da relação interpessoal, a salvaguarda dos princípios éticos, nomeadamente, o humanismo, a atenção à pessoa num contexto global de personalização dos cuidados, de transparência, de partilha da informação e de responsabilidade social atribuindo um valor primordial ao desenvolvimento profissional dos seus colaboradores procurando o seu envolvimento nos processos de decisão e de transformação institucional e a criação de um clima colaborativo e de cooperação permanente.
O Hospital Cruz Vermelha tem como imperativo estratégico um desenvolvimento equilibrado através da monitorização contínua, da inovação organizacional e da melhoria contínua dos processos visando a sustentabilidade ética, clínica, ambiental, económica e financeira com foco na salvaguarda dos princípios éticos, nomeadamente, o humanismo, a atenção à pessoa num contexto global de personalização dos cuidados, de transparência, de partilha da informação e de responsabilidade social.