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Consultas de avaliação psicológica: perturbação de hiperatividade e défice de atenção

hiperatividade e défice de atenção

Se tem dúvidas sobre o comportamento do seu filho/educando, aluno ou se alguém (por exemplo, o pediatra, o pedopsiquiatra ou mesmo o professor na escola) já sugeriu que ele pode ter perturbação de hiperatividade e défice de atenção (PHDA), o Hospital Cruz Vermelha (HCV) disponibiliza consultas de avaliação psicológica para crianças e adolescentes, dos 6 aos 18 anos, focadas no auxílio de deteção e diagnóstico da PHDA.

A PHDA é uma condição neuropsicológica que afeta muitos jovens, manifestando-se através de dificuldades em manter a atenção, comportamentos impulsivos e, muitas vezes, níveis elevados de atividade física que podem interferir no seu quotidiano, seja em casa ou na escola. Estes comportamentos podem ser confundidos com “birras” ou “falta de disciplina”, mas, quando persistentes, podem indicar a necessidade de uma avaliação mais profunda.

Quando considerar uma avaliação para PHDA

Quando a criança ou o adolescente:

  • Tem dificuldades em manter a concentração nas tarefas diárias ou nos trabalhos escolares;
  • Parece estar sempre em movimento, mesmo em situações que exigem calma;
  • Interrompe frequentemente as conversas ou tem dificuldade em esperar pela sua vez;
  • Esquece-se frequentemente de fazer os trabalhos de casa ou perde objetos com frequência;
  • Já foi referenciada pelos seus professores manifestando preocupações sobre a sua atenção ou comportamento na sala de aula.

Estes são alguns sinais que podem sugerir a presença de PHDA. Embora nem todas as crianças/adolescentes que apresentam estas características tenham PHDA, uma avaliação psicológica pode ajudar a clarificar a situação e orientar as melhores intervenções para o desenvolvimento da criança/adolescente.

Como é feita a avaliação psicológica

A avaliação psicológica é um processo cuidadoso e completo que inclui:

  • Entrevistas clínicas com os responsáveis e, quando possível, com a própria criança/adolescente;
  • Observação comportamental;
  • Testes neuropsicológicos que medem funções cognitivas e presença de psicopatologia;
  • Recolha de informação junto da escola e de outros contextos significativos para a vida da criança (preferencialmente pais/cuidadores e professores).

Esta avaliação permite que os profissionais identifiquem a possível presença de PHDA, assim como outras condições que possam estar associadas, como ansiedade, sintomatologia depressiva ou perturbações do comportamento.

O que acontece após a avaliação

O requerente da avaliação terá acesso a um relatório detalhado, que poderá utilizar em diferentes contextos. Além de encontrar todos os passos da avaliação descriminados, encontra ainda uma sugestão de plano de intervenção adaptado às necessidades da criança/adolescente.

Quando necessário, poderá ser recomendado acompanhamento pedopsiquiátrico ou psicológico (ou outro) para considerar opções de tratamento, como medicação ou psicoterapia.

Porque é importante uma intervenção precoce

A PHDA, quando não diagnosticada ou acompanhada, pode ter impactos significativos na vida de uma criança ou adolescente, refletindo-se no rendimento escolar, na autoestima e nas relações familiares e sociais.

Quanto mais cedo for identificada, mais eficazes poderão ser as intervenções, ajudando o jovem a desenvolver competências importantes para lidar com os desafios que enfrenta.

Se reconhece algum destes sinais ou quer simplesmente esclarecer dúvidas, entre em contacto connosco. Estamos aqui para ajudar a garantir que a criança ou adolescente tem o apoio necessário para crescer e prosperar.

Dra. Roberta Frontini
Psicóloga Clínica na Clínica de Neurociências e Saúde Mental do HCV

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