A vacinação é uma das intervenções de saúde mais importantes e eficazes já desenvolvidas pela medicina. Desempenha um papel fundamental na prevenção de doenças infecciosas e na proteção da saúde individual e coletiva.
O período de vacinação mais importante é na infância, em que as doenças causam mais mortes e sequelas. Por isso, as crianças devem ser protegidas o mais cedo possível.
No primeiro ano de vida, os bebés são vacinados ao nascer, com 2, 4 e 6 meses; aos 12 e 18 meses são novamente vacinados. A vacinação é reforçada aos 5, 10, 25, 45 e 65 anos (posteriormente de 10 em 10 anos).
Ponto de Vacinação do HCV
O Hospital Cruz Vermelha dispõe de um Ponto de Vacinação que funciona diariamente entre as 8h00 e as 20h00, onde é possível fazer as vacinas do Plano Nacional de Vacinação (gratuitamente) e outras vacinas fora do plano, mediante receita médica.
O Plano Nacional de Vacinação inclui 13 vacinas:
- Hepatite B;
- Difteria;
- Tétano;
- Tosse Convulsa;
- Poliomitelite;
- Doença invasiva causada por Harmophilus influenza do serotipo B;
- Infeções por Pneumococcus (13 serotipos);
- Doença invasiva causada por Meningococcus dos grupos B e C;
- Sarampo;
- Papeira;
- Rubéola;
- Infeções provocadas pelo vírus do papiloma humano;
- A vacina BCG para a tuberculose está reservada a casos selecionados (de acordo com critérios da Direção Geral de Saúde).
As vacinas podem ser feitas na sequência de qualquer ato médico ou por marcação, contando com a permanente disponibilidade da enfermagem.
A vacinação desempenha um papel importante na imunidade de grupo. Para que as vacinas sejam o mais eficazes possível, a maioria da população deve estar vacinada.
Agende as suas vacinas através do número +351 217 714 000 ou do email vacinacao@hcvp.com.pt