Marcar consulta
+351 217 714 000
blank

Distúrbios e condições da tiroide

No Dia Mundial da Tiroide, celebrado anualmente a 25 de maio, o Hospital Cruz Vermelha destaca a importância de consciencializar a população sobre a saúde da tiroide.

A tiroide é uma glândula em forma de borboleta localizada na parte anterior e inferior do pescoço, que pesa cerca de 25g no adulto, e desempenha um papel fundamental na regulação do metabolismo, no crescimento ou desenvolvimento do corpo.

Neste dia especial, pretendemos informar e alertar sobre os distúrbios da tiroide e promover o diagnóstico e tratamento adequado para alcançar o bem-estar do utente.

Condições da tiroide

  1. Hipertiroidismo: existência de níveis de hormonas tiroideias numa quantidade superior ao normal em circulação. Os sintomas mais frequentes são palpitações, tremores, transpiração excessiva, insónias e perda de peso. O diagnóstico é confirmado nas análises ao sangue e o tratamento depende da sua causa.
  2. Hipotiroidismo: presença de níveis de hormonas tiroideias inferiores ao normal em circulação. Os sintomas mais recorrentes são inchaço, cansaço, sonolência, queda de cabelo e intolerância ao frio. Esta condição é tratada com a substituição com hormona tiroideia (T4).
  3. Tiroidite: qualquer doença inflamatória da tiroide, seja de origem imune, tóxica ou infeciosa.
  4. Bócio: aumento da dimensão da tiroide, difuso ou nodular. Pode ser causado pela deficiência de iodo, doença imune, doença infeciosa ou doença infiltrativa.
  5. Nódulo da tiroide: condição muito comum, que atinge metade da população adulta. É frequentemente assintomático e pode ou não ser identificado à palpação. Na maior parte dos casos é benigno – menos de 1 em cada 10 casos são malignos.
  6. Cancro da tiroide: doença maligna do sistema endócrino mais comum. Geralmente é assintomático. Pode manifestar-se pelo aparecimento de tumefação do pescoço e raramente pode causar rouquidão, dificuldade em engolir ou a respirar. Os principais fatores de risco são o histórico familiar ou a irradiação do pescoço.

A prevenção desempenha um papel fundamental na manutenção da saúde da tiroide. Deve manter uma dieta equilibrada e rica, evitar a exposição a substâncias tóxicas, como o tabaco, e realizar exames com regularidade.

Destacamos a ecografia da tiroide, que consiste num exame de imagem e possibilita a identificação de alterações da sua forma, estrutura ou vascularização. Já a citologia aspirativa da tiroide com agulha fina permite colher células da tiroide para avaliação anátomo-patológica. O objetivo é distinguir lesões malignas de benignas.

No Dia Mundial da Tiroide aposte na prevenção. Marque já a sua consulta ou exame através do número +351 217 714 000 ou do formulário de marcações no nosso site.
Siga a nossa página de LinkedIn, Facebook e Instagram e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.