Marcar consulta
+351 217 714 000

Utentes já podem consultar os resultados dos exames no RSE

blank

O Hospital Cruz Vermelha encontra-se preparado para inserir os resultados dos Meios Complementares de Diagnóstico dos seus utentes na plataforma nacional Registo de Saúde Eletrónico (RSE).

Este registo passará a ser obrigatório a partir de 01 de dezembro deste ano para todas as entidades que prestam cuidados de saúde.

A conquista deste patamar iniciou-se há muitos meses atrás com a iniciativa “Exames sem papel” e com várias equipas do hospital envolvidas, em que a última execução do planeamento passou pela formação exaustiva da equipa administrativa.

O Registo de Saúde Eletrónico (RSE) visa reunir informação essencial de cada cidadão para a melhoria da prestação de cuidados de saúde. O RSE é construído por dados clínicos recolhidos eletronicamente para cada Cidadão e produzidos por entidades que prestam cuidados de saúde. O SER permite o registo e partilha de informação clínica entre o utente, profissionais de saúde e entidades prestadoras de serviços de Saúde, de acordo com os requisitos da Comissão Nacional de Proteção de Dados (Autorização n.º 940/2013).

Por exemplo, o utente do SNS realiza as suas análises clínicas com a prescrição eletrónica do seu médico de família, no Hospital Cruz Vermelha, e os seus resultados são inseridos na plataforma para que o utente e o médico do centro de saúde possa visualizar em tabelas de fácil leitura e com evolução dos parâmetros clínicos deixando de ser necessária a transcrição dos dados para a ficha do doente pois as funcionalidades estão integradas no sistema.