Marcar consulta
+351 217 714 000

Prevenção do cancro de pele

Cancro de pele

O cancro de pele é um tipo de cancro que se desenvolve nas células da pele. Geralmente, surge como uma alteração na pele, como uma ferida que não cicatriza, uma mancha de novo ou a alteração de um sinal que já existia. O diagnóstico precoce é fundamental para a eficácia dos tratamentos, que muitas vezes exigem a remoção cirúrgica do tecido afetado.

A incidência do cancro de pele, em Portugal e na Europa, tem crescido nas últimas décadas, representando um terço de total dos tumores malignos diagnosticados em cada ano. O envelhecimento da população e as alterações dos hábitos de exposição solar estão entre as principais causas desse crescimento.

Para combater o crescimento do número de casos, a sensibilização para a doença é essencial, assim como a prevenção e a adoção de hábitos de vida saudáveis e adequados.

Como prevenir cancro de pele

Na prevenção destes tumores é essencial seguir algumas práticas como:

  1. Proteção solar adequada

A utilização de protetor solar de fator de proteção solar 30, no mínimo, e a aplicação generosa em todas as áreas expostas da pele, mesmo em dias nublados, é uma prática fundamental na prevenção do cancro de pele.

  1. Exposição solar nas horas de pico

A exposição ao sol nos horários de maior calor (entre as 11h30 e as 16h00), ou seja, nos horários em que o sol está mais alto e os raios ultravioleta incidem com mais intensidade, é desaconselhada. Caso não consiga evitar a exposição solar durante esse período, deve utilizar roupas protetoras, chapéu e óculos de proteção ultravioleta.

  1. Proteção ocular

Recomenda-se ainda a proteção ocular, com óculos de sol de proteção ultravioleta. Esta prática não só ajuda a prevenir cancro de pele na zona ocular, que é uma área extremamente sensível, como contribui para diminuir o risco de catarata.

Leia também: Visão e as patologias mais comuns

  1. Check-ups regulares

Check-ups regulares são fundamentais na prevenção do cancro de pele, uma vez que permitem o diagnóstico precoce e permitem detetar qualquer alteração na pele que possam indiciar a condição. Esta vigilância regular é ainda mais importante nos doentes com antecedentes pessoais ou familiares de cancro de pele.

Dermatologia no Hospital Cruz Vermelha

No Hospital da Cruz Vermelha, foram efetuadas mais de 2500 Consultas de Dermatologia em 2023 e mais de 500 procedimentos dermatológicos, como pequenas cirurgias, crioterapia e laserterapia.

Este Hospital é também uma das unidades de saúde em Lisboa com acordo direto com a ADSE, SAD-PSP, SAD-GNR e IASFA para Consultas de Dermatologia e atos cirúrgicos desta especialidade.

Prof. Dr. Borges da Costa
Coordenador da Dermatologia no Hospital Cruz Vermelha

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.