Marcar consulta
+351 217 714 000

Outubro Rosa: mês de prevenção do cancro da mama

Outubro Rosa

O Outubro Rosa é um movimento reconhecido a nível internacional, que nasceu nos Estados Unidos na década de 90, com o objetivo de inspirar a mudança e mobilizar a sociedade para a luta contra o cancro da mama, incentivando a sua prevenção, diagnóstico precoce e tratamento.

Em Portugal, o cancro da mama é o tipo de cancro mais comum entre mulheres, representando cerca de 25% dos casos diagnosticados. Segundo o Registo Oncológico Nacional, são detetados aproximadamente 7 000 novos casos de cancro da mama por ano, causando cerca de 1 800 mortes no país.

Apesar dos números alarmantes, os avanços na Medicina e nas técnicas de diagnóstico têm contribuído para reduzir significativamente a mortalidade. O diagnóstico precoce, através de exames como a mamografia, ajuda a melhorar as taxas de sobrevivência, que é cerca de 90% em casos detetados na sua fase inicial. A sensibilização e a partilha de conhecimento são fundamentais para continuar a reduzir o número de casos e respetiva mortalidade.

Prevenção do cancro da mama

A prevenção do cancro da mama está sobretudo associada à adoção de hábitos de vida saudável. De acordo com vários estudos da American Cancer Society, fatores como o excesso de peso, o consumo de álcool e tabaco e a falta de atividade física podem aumentar o risco de desenvolvimento da doença. Outros fatores incluem a história pessoal ou familiar de cancro da mama. Os principais sintomas de cancro da mama envolvem alterações da pele, tumefações ou corrimentos mamilares.

O Outubro Rosa é uma campanha de sensibilização que, ano após ano, pretende reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce. Com o apoio de todos, podemos continuar a inspirar a mudança e a aumentar a esperança de milhões de mulheres em Portugal e no mundo.

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.