A asma é uma condição crónica das vias respiratórias que se caracteriza por inflamação e obstrução dos brônquios, resultando em episódios recorrentes de falta de ar, pieira, tosse e aperto no peito. Esta condição afeta significativamente a qualidade de vida, sendo recomendado o diagnóstico e acompanhamento adequado para controlo dos sintomas.
Através de uma abordagem multidisciplinar, é possível alcançar o controlo da asma e permitir uma vida ativa e saudável.
Sintomas da asma
Falta de ar: um dos sintomas mais comuns da asma é a dificuldade em respirar, especialmente durante atividade física ou durante a noite.
Pieira: muitas pessoas que sofrem de asma podem sofrer de um tipo de pieira característica ao respirar, resultante da obstrução dos brônquios.
Tosse: tosse persistente, especialmente à noite ou de manhã, pode ser um sinal de asma.
Aperto no peito: em alguns casos, é descrita uma sensação de aperto ou pressão no peito durante episódios de falta de ar.
Asma e diagnóstico
O diagnóstico da asma geralmente envolve a avaliação detalhada do histórico clínico, exames físicos e testes de função pulmonar.
Na avaliação do histórico clínico, o especialista analisa os sintomas, o histórico médico e familiar e os fatores que resultam em episódios de falta de ar. Os exames físicos permitem ao médico ouvir os pulmões, utilizando um estetoscópio para detetar a pieira característica da asma. Através dos testes de função pulmonar, como a espirometria, é possível medir a quantidade de ar que é expelido pelos pulmões e a velocidade deste processo. Estes testes ajudam a confirmar o diagnóstico de asma e a avaliar a gravidade da condição.
Existem ainda testes de alergia, recomendados pelo especialista médico, que permitem identificar possíveis causas, como pólen, ácaros ou pelos de animais.
Tratamento da asma
Apesar de a asma ser uma condição crónica, o tratamento permite controlar os sintomas e a ocorrência de crises e melhorar a qualidade de vida do doente.
Das principais opções de tratamento destacam-se a medicação de alívio rápido, broncodilatadores que são utilizados para aliviar sintomas agudos de falta de ar e pieira; medicamentos de controlo de longo prazo, corticosteroides que ajudam a reduzir a inflamação das vias respiratórias e prevenir crises de asma; inaladores que combinam corticosteroides com broncodilatadores de longa ação para um controlo mais eficaz dos sintomas; nos casos mais graves, a imunoterapia pode ser recomendada para reduzir a sensibilidade a alérgenos específicos; por outro lado, é também essencial a consciencialização para esta condição, permitindo identificar “gatilhos” e técnicas de controlo de respiração para melhor gestão da asma.
Consulta da asma no Hospital Cruz Vermelha
A Clínica do Pulmão do Hospital Cruz Vermelha disponibiliza a consulta da asma, que permite o diagnóstico adequado, através da avaliação do histórico clínico e familiar. Nesta consulta, o pneumologista realiza um conjunto de exames complementares de diagnóstico, que possibilitam a elaboração de um plano personalizado, de forma a controlar os sintomas desta condição que afeta cerca de 1 milhão de portugueses e melhorar a qualidade de vida da pessoa afetada.
Marque a sua consulta da asma na Clínica do Pulmão do HCV através do número +351 217 714 000 ou do formulário de marcações do nosso site.
Siga as nossas redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.