Para evitar os exageros, característicos desta altura do ano, siga os seguintes conselhos da equipa de nutricionistas do Hospital Cruz Vermelha:
Modere a quantidade total de alimentos a consumir, escolhendo refeições ligeiras ou adaptando receitas e ingredientes às tradicionais.
Inicie a ceia de natal com entradas simples e saudáveis, substituindo os queijos, salgados, chouriços, manteiga, por palitos de legumes, azeite e vinagre balsâmico, pães integrais e patê de grão.
Como prato principal privilegie os métodos de confeção simples tais como os cozidos ou assados com pouca gordura em substituição dos fritos e acompanhe os pratos típicos de natal com variados produtos hortícolas.
Para limitar o teor de sódio, aconselha-se demolhar o bacalhau com a pele virada para cima durante pelo menos 24 horas e em ambiente refrigerado.
Habitualmente o peru também é privilegiado nesta época, contudo para beneficiar desta carne deve evitar o consumo da pele e optar por ervas aromáticas e limão para temperar.
Para não pecar, no final da refeição como estratégia sirva-se de pequenas porções de sobremesas de modo a que possa provar um pouco de todas sem exagerar. Sempre que possível escolha fruta, sendo que uma fatia de ananás ou mesmo a maçã assada ou as peras bêbedas são bons exemplos.
As sobremesas fritas (por exemplo as rabanadas ou os sonhos) podem ser preparadas no forno ou a vapor, e as quantidades de açúcar ou de gordura reduzidas, alterando as tradicionais receitas.
Caso não exista contraindicação clínica, um copo de vinho (150 ml) a acompanhar a refeição está dentro das recomendações para a saúde.
No dia seguinte aos excessos alimentares, opte por refeições bastantes ligeiras, tais como os cremes de legumes, infusões, iogurtes, frutas ou sumos de frutas naturais.
Aproveite a época para ser fisicamente ativo, as recomendações apontam para 60 minutos de atividade física moderada por dia, que pode substituir por 10000 passos.