Marcar consulta
+351 217 714 000

Tratamentos de endodontia e desvitalização dentária

Desvitalização

A Endodontia é uma especialidade da Medicina Dentária que visa tratar cáries extensas ou profundas que impactam no interior do dente – a polpa dentária – com recurso a um procedimento denominado desvitalização dentária.

A desvitalização é uma técnica muito comum, que contribui para proteger os dentes que sofrem infeções bacterianas (cáries), traumatismos ou outras situações que atingem os nervos dentários. No Hospital Cruz Vermelha, este procedimento é realizado pelo especialista Dr. José Eduardo Costa, na Clínica de Medicina Dentária e Saúde Oral, coordenada pelo Dr. Júlio Caldeira.

A endodontia é uma área de diferenciação que se dedica ao estudo da polpa dentária, dos canais radiculares e dos tecidos em torno do dente. A polpa dentária é a zona interior do dente preenchida por tecido, composta por vasos sanguíneos e nervos, e é o que nos dá sensibilidade ao calor ou frio, por exemplo. Sempre que existe qualquer tipo de condição relacionada com a polpa dentária é recomendada a endodontia.

Principais causas da desvitalização dentária

  1. Periodontite

A periodontite é uma condição que pode conduzir a uma desvitalização dentária. Caracteriza-se por uma infeção que ocorre quando as bactérias se acumulam na gengiva ou no osso. Nestes casos, o organismo, como técnica de autodefesa, acaba por se autodestruir, levando a uma perda óssea e gengival e enfraquecendo a estabilidade do dente.

  1. Cárie que atinge polpa dentária

As cáries são as causas mais comuns da desvitalização dentária. Se uma cárie não for tratada durante a altura certa, as bactérias atravessam o dente, atingindo o nervo e causando inflamação. Esta inflamação provoca uma dor aguda, intensa e muitas vezes insuportável sem recurso a medicação.

  1. Traumatismo

Quando ocorre um acidente que provoca um traumatismo dentário que expõe a polpa, também pode ser necessária uma desvitalização, uma vez que o dente quebra e o nervo fica exposto. Nestes casos, é preciso retirar o tecido e desvitalizar o dente para que seja possível realizar a reconstrução.

Vantagens da desvitalização dentária

A desvitalização é uma técnica de tratamento dentário que permite evitar a colocação de um implante, resultando na preservação do dente natural, por mais alguns anos, variando de caso para caso.

Por outro lado, é um procedimento mais acessível do que colocar um implante e tem menor risco de rejeição pelo organismo do que o próprio implante. Além disso, o ato de mastigar é mais confortável e eficaz com dentes naturais.

Contudo, a desvitalização dentária tem baixa probabilidade de falhar. Pode existir uma perda significativa da estrutura do dente caso a cárie se tenha expandido demasiado. Além disso, ao longo do tempo, o dente reconstruído pode começar a formar ligeiras fissuras, o que pode levar a novas infeções.

Marque a sua consulta de endodontia na Clínica de Medicina Dentária e Saúde Oral do Hospital Cruz Vermelha, com o Dr. José Eduardo Costa, através do número +351 217 714 000 ou do formulário de marcações.

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.