Marcar consulta
+351 217 714 000

Dia Nacional dos Avós

Dia Nacional dos Avós

26 de julho é o dia é em que anualmente celebramos os avós. Poucas pessoas são mais importantes na formação das crianças e jovens do que os avós.

Em Portugal, são, por norma e felizmente, bastante presentes na vida dos seus netos: são muitas vezes os cuidadores quando terminam as licenças de maternidade e paternidade, são porto de abrigo quando as crianças ficam doentes e não podem ir à escola, são ATL nas longas férias de Verão e nos dias de escola quando os pais saem mais tarde do trabalho.

A importância dos avós

Para as crianças, os avós são uma enorme mais-valia: geralmente, têm mais tempo, mais disponibilidade e mais paciência do que os pais. A doçura e a ternura caracterizam a maioria das relações entre avós e netos. São repositórios da tradição familiar, partilham histórias, receitas e experiências que desta forma vão passando de geração em geração.

Para os avós, o tempo passado com os netos também é muito enriquecedor: representam muitas vezes uma lufada de ar fresco numa vida mais rotineira ou com menos atividade (quando já estão reformados), desafiando, propondo, estimulando a imaginação e enchendo de alegria e energia os seus dias, rejuvenescendo os avós. Está demonstrado que brincar com os netos ajuda a prevenir a demência.

Se é preciso uma aldeia inteira para criar uma criança, a seguir aos pais, os avós são os principais atores desta aldeia. São parceiros na educação dos netos, reforçam valores e princípios e, ao estarem presentes, por vezes até são confidentes.

Na medida do razoável, pais e avós devem estar alinhados na educação e evitar grandes contradições que desorganizem as crianças. Bom senso deve ser a palavra de ordem. A comunicação entre pais e avós deve ser honesta e transparente.

Os avós não devem dar mais tempo do que querem e os filhos não devem abusar da boa vontade dos seus pais. Mas, posto isto, uma boa relação entre avós e netos é uma fonte de alegria para os mais velhos e de memórias que duram toda a vida dos jovens.

Isabel Saraiva de Melo
Coordenadora da Pediatra na Clínica da Mulher e da Criança do HCV

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.