Marcar consulta
+351 217 714 000

15 atividades para fazer com as crianças no Verão

atividades para fazer com as crianças no Verão

Com a chegada do verão, as oportunidades de criar memórias inesquecíveis com as crianças multiplicam-se, proporcionando momentos de diversão, aprendizagem e conexão com a natureza. Seja na praia ou no campo, as opções são variadas e cheias de aventuras.

Atividades como pescar, lançar papagaios ao vento ou apresentar desportos aquáticos às crianças garantem dias repletos de ação e desafios. Com tantas possibilidades, o Verão é o momento perfeito para criar laços e aproveitar ao máximo o tempo em família.

Atividades para fazer com as crianças no Verão

  1. A praia é um clássico no Verão, mas há mais além dos mergulhos e banhos de sol; na maré vazia passear nas rochas e procurar animais nas poças, como ouriços e pepinos do mar, búzios e camarões; participar num concurso de construções na areia e organizar um jogo de futebol ou voleibol num fim de tarde de maré vazia; fazer um piquenique ao pôr-do-sol ou uma fogueira na praia à noite são memórias que ficam do Verão.
  2. Pescar, com alguém com experiência, à linha num cais ou pontão. Apanhar conquilhas na areia na maré vazia ou percebes e búzios nas rochas (também na maré vazia e em segurança) e ajudar a cozinhar para depois comerem o que apanharam!
  3. Desportos aquáticos, como canoagem, vela, ski aquático, surf, windsurf, stand-up paddle, kyte surf, caça submarina, mergulho ou snorkelling. As opções são mais do que muitas e o tempo de verão convida a explorar estas atividades com as crianças mais velhas (que saibam nadar bem) e os adolescentes.
    Sempre sem esquecer a segurança, usando coletes de salvação devidamente certificados, e com formação ou acompanhamento por profissionais experientes.
  4. Jogos de tabuleiro são uma ótima maneira de conviver, de aprender a cumprir regras, lidar com a frustração de perder e de criar boas memórias. Há para todos os gostos e adaptados a quase todas as idades (a partir do três anos).
  5. Jogar às cartas na praia, em casa, até no carro ou comboio em viagens mais prolongadas. Do burro ao peixinho, passando pela bisca, sueca, king ou canasta há jogos para quase todas as idades e disponibilidade de tempo e espaço. As vantagens, além das dos jogos de tabuleiro, é que o baralho de cartas é portátil, versátil e existe em todo o lado.
  6. Explorar os parques e jardins da cidade Lisboa e arredores: Jardins do Museu Gulbenkian, Estufa Fria do Jardim Botânico no Parque Eduardo VII, Parque Monteiro-Mor, Parques da Serafina e Alvito em Monsanto, Alameda Keil do Amaral, também em Monsanto, Jardim Tropical em Belém, Tapada das Necessidades, Quinta das Conchas, Jamor, Parque Urbano de Miraflores, Jardins da Quinta Real em Caxias, Parque dos Poetas em Oeiras, Parques de Sintra, entre outros!
  7. Aprender a andar de bicicleta (com ou sem pedais, mas de preferência sem rodinhas), ou então de skate, patins ou trotinete.
  8. Visitar os museus e monumentos nacionais (gratuitos ao Domingo e feriados para cidadãos nacionais, e muitos com preços reduzidos para crianças): Castelo de S. Jorge, Parque de Sintra, Belém, Mosteiro da Batalha, Convento de Cristo em Tomar, Porto e Gaia, Guimarães, Braga, Viseu ou Évora.
  9. Passear na própria cidade, arranjar um mapa do centro histórico e visitar os miradouros, monumentos e atrações. As crianças pequenas adoram experimentar os diferentes transportes públicos: elétrico, comboio, metro, autocarro, teleférico, elevador ou cacilheiros.
  10. Assistir ao cinema ao ar livre organizado num jardim ou parque (ou montar um ecrã no jardim de familiares ou amigos com lençol, projetor, almofadas, pipocas e um filme clássico do agrado de todos).
  11. Observar estrelas com os mais novos que adoram aprender a reconhecer as constelações como a Ursa Maior ou Órion e encontrar a estrela polar. Todos os anos no Verão em Portugal somos brindados com uma “chuva de estrelas” das Perseidas, que em 2024 terão o auge da sua atividade a 12 e 13 de agosto. É mais fácil visualizar em sítios com pouca ou nenhuma iluminação noturna. O Alentejo, pela sua baixa densidade populacional, é dos melhores locais em Portugal para observar o céu noturno, mas a serra de Montesinho, as Aldeias de Xisto ou o Cabo Espichel são também excelentes locais.
  12. Acampar, seja num parque de campismo ou num acampamento improvisado, no jardim de casa ou numa quinta: dormir numa tenda (ou ao relento!), em família ou com amigos é sempre uma aventura inolvidável, para miúdos e graúdos.
  13. Explorar os parques-naturais: Peneda-Gerês, Montesinho, Serra da Estrela, Aldeias de Xisto, Sintra-Cascais, Arrábida, Costa Vicentina, Ria Formosa, Tejo Internacional e tantos outros. As praias fluviais são uma opção diferente que têm cada vez mais qualidade e provavelmente são mais tranquilas do que as praias junto ao mar. Os Passadiços do Paiva ou do Mondego são também excelentes aventuras para desafiar toda a família.
  14. Construir uma casa na árvore é um projeto que pode ocupar as férias inteiras em família, de preferência com o apoio de um adulto com alguma experiência (ou boa vontade!) em carpintaria. Fazer o projeto, calcular os materiais necessários, aprender a serrar, martelar e encaixar, resolver os contratempos inevitáveis, para no final ver concretizado o sonho é uma experiência de vida inesquecível!
  15. Passar uns dias no campo, seja em casa de familiares, amigos, turismo rural ou parques do campismo, é uma experiência complementar (para muitos alternativa) aos dias junto ao mar e incentiva a descansar, explorar e contemplar a natureza, e sobretudo desacelerar do ritmo frenético do dia-a-dia durante o ano.

Isabel Saraiva de Melo
Coordenadora do Serviço de Pediatria do Hospital Cruz Vermelha

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.