O Hospital Cruz Vermelha (HCV) acaba de ampliar a sua oferta de check-ups personalizados, reforçando o compromisso com a prevenção e promoção da saúde. Os novos check-ups de Nutrição, conduzidos pela coordenadora da especialidade, Dra. Patrícia Almeida Oliveira, ajudam a detetar défices nutricionais e identificar intolerâncias alimentares, de forma a melhorar a sua saúde e bem-estar.
O que incluem os novos check-ups de Nutrição
Os check-ups de Nutrição incluem a análise de um conjunto de parâmetros laboratoriais e biométricos agrupados em duas áreas principais de impacto: a Nutrição e Metabolismo, e a Saúde Intestinal. Estes parâmetros serão analisados na consulta de Nutrição, com desenvolvimento de um plano alimentar individualizado e adequado ao utente, na área da alimentação saudável, na gestão do peso e composição corporal, na promoção de um metabolismo saudável e na otimização da saúde intestinal.
A utilização de análises laboratoriais específicas para avaliar o estado nutricional, metabólico e digestivo é relevante que possa ser desenvolvido um plano em conjunto com o nutricionista.
Check-up de Nutrição e Metabolismo
Ideal para quem pretende uma análise detalhada do estado nutricional, ajudando a identificar défices de vitaminas, minerais e alterações metabólicas com impacto na gestão do peso, composição corporal e risco cardiovascular.
Informação detalhada:
- IMC, bioimpedância e adiposidade central: indicam a presença de massa gorda excessiva e determinam a presença de obesidade pré-clínica ou clínica.
- Hemoglobina glicada e Resistência à insulina (Insulinemia e Índice Homa-IR): avaliam os níveis médios de glicose no sangue nos últimos 90 dias, a resistência à insulina e o risco de diabetes.
- Colesterol LDL e triglicéridos elevados + Homocisteína: determinantes do risco cardiovascular e aterosclerose.Vitamina B12 e ácido fólico: essenciais para a função neurológica e produção de células sanguíneas.
- 25-OH-Vitamina D: importante para a saúde óssea e o funcionamento do sistema imunitário.
- Zinco sérico: fundamental para o metabolismo celular e a resposta imunitária.
Check-up de Nutrição na Saúde Intestinal
Recomendado para quem apresenta sintomas gastrointestinais ou suspeita de intolerâncias alimentares não diagnosticadas.
- Teste de intolerância à lactose, frutose e sorbitol em ar expirado: identificam dificuldades na digestão destes açúcares, comuns em muitos alimentos e que contribuem para vários sintomas intestinais.
- Teste de sobrecrescimento bacteriano com glicose (ar expirado): avalia a presença de bactérias em excesso no intestino delgado, associadas a inchaço, dor e desconforto abdominal.
- Vitamina B12 e ácido fólico: essenciais para a função neurológica e produção de células sanguíneas, e possivelmente em défices perante alterações gastrointestinais significativas ou padrões alimentares restritos.
- Abordagem FODMAP: abordagem dietética planeada e acompanhada para identificar alimentos que provoquem problemas do funcionamento do sistema digestivo como síndrome do intestino irritável ou intolerâncias alimentares não identificadas.
Benefícios dos novos check-ups
Com estes novos check-ups, os utentes beneficiam de um diagnóstico de alterações nutricionais e metabólicas, identificação de intolerâncias alimentares e otimização da saúde intestinal. Além disso, o plano alimentar personalizado permite adequar a dieta às necessidades individuais, promovendo um estilo de vida mais saudável.
O HCV continua a investir na oferta de serviços especializados para proporcionar um acompanhamento nutricional de excelência. Para mais informações ou marcações, consulte o site do Hospital Cruz Vermelha ou entre em contacto com a nossa equipa especializada.
Faça as suas marcações através do número +351 217 714 000 ou do formulário de marcações.
Siga as nossas redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube – e fique a saber tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.