Marcar consulta
+351 217 714 000

Fatores de risco da doença cardiovascular

Doença cardiovascular

A doença cardiovascular afeta o coração ou os vasos sanguíneos (veias e artérias) e é a maior causa de morte em todo o mundo. Segundo a World Heart Federation, provoca mais de 20 milhões de mortes anuais, sendo 85% dessas mortes causadas por doenças coronárias e cerebrovasculares, afetando maioritariamente os países em desenvolvimento.

Leia também: O que é a doença coronária

O coração é um órgão vital do organismo que bombeia sangue pelo corpo através do sistema circulatório. O sangue bombeado transporta oxigénio e nutrientes para os tecidos e órgãos. Contudo, o coração pode ser afetado por vários fatores de risco que o tornam vulnerável e podem originar complicações como é o caso da doença cardiovascular.

Doença cardiovascular e fatores de risco

Existem várias causas e fatores de risco da doença cardiovascular associados à doença coronária e ao enfarte. Alguns deles, como o histórico familiar, a idade e o género que não podem ser modificados. Ainda assim, existem condições que podem ser prevenidas e evitadas, como o consumo de tabaco, o colesterol, uma dieta desequilibrada, a hipertensão, o stress ou um estilo de vida sedentária.

Consumo de tabaco

O tabaco é um dos principais fatores de risco modificáveis da doença cardiovascular, uma vez que o seu consumo danifica os vasos sanguíneos, aumenta temporariamente a pressão arterial e diminui a resistência à atividade física. Ao baixar o oxigénio que o sangue consegue transportar, o tabaco incrementa o risco de coágulos sanguíneos que podem conduzir a enfarte e morte súbita.

Deixar de fumar apresenta benefícios imediatos para o coração e, obviamente, para a saúde em geral.

Colesterol

O colesterol é outro dos fatores de risco modificáveis que importa abordar. É responsável por mais de 2 milhões de mortes globalmente. Os hábitos nutricionais estão diretamente conectados ao risco de doença cardiovascular, mas não só: o estilo de vida e a genética também desempenham um papel importante na manutenção da saúde do coração. O excesso de colesterol pode armazenar-se nos vasos sanguíneos, estreitando-os e bloqueando a passagem de sangue, o que pode resultar em ataque cardíaco ou enfarte.

Dieta desequilibrada

As dietas pobres em nutrientes e desequilibradas são responsáveis por provocar obesidade, diabetes ou doenças cardiovasculares. É recomendável adotar uma dieta saudável, por forma a prevenir os fatores de risco referidos, garantindo as fontes essenciais de nutrientes para diminuir o risco de desenvolver doenças cardiovasculares. Deve excluir alimentos ricos em gorduras saturadas, sal e açúcar, e priorizar alimentos integrais e frutas e legumes.

Hipertensão

A hipertensão é a primeira causa de morte em todo o mundo, afetando mais de mil milhões de pessoas. Esta condição ocorre quando a pressão arterial atinge níveis acima do normal. A hipertensão é particularmente desafiante uma vez que não apresenta sintomas e mantém-se “escondida” até ser detetada num diagnóstico ou, mais grave, numa doença, como o enfarte.

Como tal, é fundamental prevenir a hipertensão, mantendo uma dieta saudável, limitando o consumo de álcool, praticando atividade física, não fumando ou através de medicação adequada.

Leia também: Hipertensão: causas, sintomas e tratamento

Clínica do Coração | Heart Center para prevenir a doença cardiovascular

A Clínica do Coração | Heart Center do Hospital Cruz Vermelha, coordenada pelo Dr. Jorge Guardado, Dr. Luís Baquero e Dr. Rui Caria, é uma unidade especializada de alta diferenciação clínica no diagnóstico e no tratamento das doenças cardiovasculares.

A Clínica do Coração agrega múltiplas competências no âmbito do diagnóstico, da cardiologia de intervenção e da cirurgia cardíaca.

Faça as suas marcações através do número +351 217 714 000 ou do formulário de marcações.

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.