O que é o microbioma da pele ?
O microbioma da pele é um conjunto de microorganismos- bactérias, fungos, parasitas, vírus – que constituem um “ecossistema cutâneo” de proteção da pele. Como se fossem uma cada de “bactérias boas”, comensais, que afinal são fundamentais à manutenção da integridade e saúde da pele. Sabe-se hoje que o microbioma é bem mais complexo, atingindo as camadas profundas da pele, as glândulas sebáceas e sudoríparas, interagindo com as células imunitárias da pele e do corpo em geral. A ideia antiga de que “os germes devem ser combatidos para que o mundo seja cada vez mais higiénico e estéril” revela-se neste contexto controversa…Não esqueçamos que a pele é o órgão mais extenso do corpo e o mais exposto aos elementos, logo vulnerável e carecendo de cuidados muito especiais.
Quais os cuidados a ter?
- Não lavar demasiado;
- Evitar produtos de higiene com detergência e alcalinidade inadequados;
- Evitar antissépticos e bactericidas incorporados em produtos para lavagens diárias;
- Tomar banhos mornos e rápidos;
- Hidratação regular e adequada da pele e de todo o corpo;
- Alimentação equilibrada e ingestão de 1,5 a 2 litros de água por dia;
- Reduzir a exposição aos ultravioletas;
- Considerar o excesso de exercício físico regular como um fator potencialmente danoso para a pele; porque o excesso de transpiração “queima” e irrita as peles mais sensíveis;
- Não esquecer o stress emocional; o tabagismo e a poluição como fatores de risco a evitar.
- Por último, saber selecionar cosmética mediante acompanhamento do dermatologista. A cosmética desadequada e potencialmente agressiva é uma considerável e crescente causa de danos de pele.
O que são probióticos e prebióticos?
São micro-organismos vivos que, em quantidades adequadas, conferem benefícios à saúde.
Inicialmente existiam apenas para administração oral mas foram recentemente transportados para a Dermatologia e a Cosmética. Vêm reforçar o conceito de reposiçõ do microbioma da pele, reforçando o manto hidrolipídico da pele, hidratando e protegendo.
São sinérgicos com outros componentes como o ácido hialurónico e as vitaminas. Os prebióticos são ingredientes não vivos que ajudam a nutrir as “boas bactérias” e a equilibrar o microbioma cutâneo. São o combustível dos probióticos.