Marcar consulta
+351 217 714 000

Testemunho de Nuno Tomás: “Hoje consigo fazer coisas que pensava ser impossível voltar a fazer”

Testemunho obesidade

Dormir mal, respirar mal, ter dores, mal-estar, cansaço, exaustão, dificuldade na execução das mais simples tarefas do dia-a-dia, como apertar os sapatos ou baixar-se para apanhar algo que caiu no chão. Medicação diária para a hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes tipo II, depressão, baixa autoestima, que o faziam fugir do seu reflexo no espelho, das balanças e de si próprio. O conforto das refeições como forma de esquecer os problemas e a condenação pessoal de ter todos os ingredientes para uma vida a prazo, prestes a sucumbir.

Era assim a vida de Nuno Tomás, de apenas 52 anos, até ser tratado pelo Dr. António Albuquerque, Coordenador da Clínica de Obesidade, no dia 12 de setembro de 2023, e por toda a equipa de especialistas dedicados a melhorar a vida de um doente obeso e a curar a sua doença. O profissionalismo e a competência técnica, a simpatia e a generosidade imperaram na jornada, que representou a reconquista da vida de Nuno Tomás.

Para Nuno Tomás, “É impressionante a extensão dos resultados que esta cirurgia tem na vida de um obeso, sendo que todas as patologias que comecei por referir, se desvaneceram ao ponto de ver substituída toda a medicação química, por multivitamínicos”. Passaram-se cinco meses desde a data em que Nuno Tomás foi submetido a um bypass gástrico, para tratamento da obesidade, em que subtraiu 42kg aos 137kg que tinha. Além disso, está a recuperar anos perdidos e qualidade de vida.

“Os ganhos de energia, de qualidade e de esperança de vida são superlativos e evidentes, refletindo-se de forma visível no meu estado de espírito e atitude diárias. Hoje consigo coisas que pensava ser impossível voltar a fazer sem que o meu corpo o rejeitasse por via da dor, ou da incapacidade respiratória, ou ainda por outras razões anímicas”, afirma Nuno Tomás. Nuno Tomás indica ainda que “por todas estas razões e tantas outras que verificamos em tantos outros pormenores indizíveis da nossa existência eu aconselho a quem se encontre na situação de obeso, por patologia, condição física, genética ou outra razão qualquer, a não desistir de si e a procurar ajuda junto de profissionais de excelência como os que acima referi”.

Nuno Tomás é acompanhado regularmente pela Associação Portuguesa dos Bariátricos (APOBARI), que o apoiou incansável e permanentemente. Nuno Tomás acrescenta: Por esta equipa darei sempre o meu testemunho de gratidão, por me salvarem a vida e fazer acreditar que as segundas oportunidades existem e começam em nós.

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.