Marcar consulta
+351 217 714 000

Como definir resoluções de Ano Novo de forma saudável

Resoluções de Ano Novo

Às portas do novo ano é comum refletirmos sobre os nossos objetivos e desejos para o ano que se avizinha.

Nesse processo de reflexão, as resoluções de Ano Novo, para algumas pessoas, ocupam um lugar de destaque. No entanto, por vezes, o que pensamos que possa vir a ser um catalisador para a mudança, pode tornar-se no oposto. Facilmente caímos na armadilha de criar metas grandiosas e inatingíveis, movidos pelo entusiasmo do momento. Aqui ficam algumas dicas para não incorrer nesses erros e conseguir criar resoluções saudáveis.

Em primeiro lugar, será importante fazer uma reflexão honesta sobre o passado. Faça uma lista, analisando alguns pontos que considera relevantes, por exemplo:

  • Que conquistas obteve?
  • Quem esteve ao seu lado nos momentos de desafios e dificuldades?
  • O que correu bem?
  • O que correu menos bem?
  • O que mudou?

De seguida, avance para o estabelecimento de objetivos. Para que estes sejam atingíveis, será necessário que os objetivos sejam mensuráveis, para se conseguirem medir as alterações ao longo do tempo. Devem ser ainda específicos.

Não funcionará se colocar “quero perder peso”, pois trata-se de uma meta muito vaga e abstrata. Valerá mais a pena colocar “vou perder 5kg este ano”. Ou em vez de “quero ficar em forma” apostar em “vou começar a fazer exercício físico pelo menos duas vezes por semana”. Desta forma, torna-se mais fácil acompanhar o progresso e ajustar o plano, se necessário.

É comum concentrarmo-nos apenas em metas relacionadas com a forma e a saúde física e hábitos alimentares saudáveis, negligenciando outros aspetos importantes da nossa saúde.

Considere resoluções de Ano Novo que promovam o equilíbrio, como dedicar tempo à saúde mental, manter relacionamentos significativos, afastar pessoas que promovam interações tóxicas, não satisfatórias ou que não promovam a sua felicidade, evitar momentos stressantes e priorizar as questões pessoais ao invés das laborais.

Não se esqueça que para promover grandes mudanças deve começar com pequenos passos. Para tal, vá celebrando as pequenas vitórias que alcança. Isso não só reforça o seu compromisso com as resoluções, como também proporciona motivação contínua para enfrentar desafios futuros.

Por fim, afaste-se da rigidez e pensamentos intransigentes e promova a flexibilidade na sua vida. O mundo e as interações são dinâmicos e por vezes circunstâncias inesperadas podem surgir. Esteja aberto a ajustar as suas resoluções de Ano Novo conforme necessário, sem se sentir derrotado ou em incumprimento. A flexibilidade é fundamental quando empreendemos uma jornada com o intuito de alcançar objetivos a longo prazo.

A definição das resoluções de Ano Novo que sejam realistas, equilibradas e flexíveis irá ajudar a construir um caminho mais sustentável para o sucesso, com menos frustrações e maior motivação. E não se esqueça que mais importante do que focar-se nas metas que estabeleceu, é importante aproveitar as jornadas e o caminho percorrido. Não espere alcançar um objetivo para se sentir feliz, mas promova a valorização dos pequenos passos, e desfrute da caminhada.

Dr.ª Roberta Frontini
Psicóloga na Clínica de Neurociências e Saúde Mental do Hospital Cruz Vermelha

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.