Viajar é uma experiência emocionante e enriquecedora. Contudo, a sua preparação deve ser cuidadosamente planeada. A consulta do viajante é uma das etapas fundamentais para garantir uma viagem segura e prevenir contratempos.
Neste artigo, esclarecemos o que é a consulta do viajante, a sua importância e quem e quando deve procurar este serviço.
O que é a consulta do viajante?
A consulta do viajante é parte integrante do planeamento de viagens, sobretudo se o destino for países que requerem vacinas obrigatórias ou medidas preventivas.
Nesta consulta, poderá aconselhar-se com um médico certificado na área, sobre os cuidados a ter na preparação da sua viagem, durante a sua estadia, mas também no seu regresso a casa.
Esta consulta é realizada por especialistas de Infecciologia (especialidade que se dedica ao estudo e tratamento das doenças infeciosas). Estes especialistas atuam em estreita colaboração com outros profissionais de saúde, como médicos de família, pediatras, internistas, especialistas em doenças tropicais, microbiologistas e epidemiologistas, por forma a garantirem respostas eficazes, adequadas e multidisciplinares.
Qual a importância desta consulta?
Numa consulta do viajante, terá oportunidade de discutir com o médico quais as opções que melhor se adequam ao seu contexto e perfil, de forma personalizada, compreendendo todos os cuidados necessários antes, durante e após viagem. São analisados os detalhes da viagem e não apenas o destino, nomeadamente a duração da estadia, as atividades programadas, os meios de transporte previstos, mas acima de tudo as características e o perfil de cada viajante.
Durante a consulta, recebe informações relevantes para realizar a sua viagem em segurança:
- Vacinação ou toma preventiva de medicação para doenças de baixo risco ou não existentes em Portugal;
- Higiene individual e cuidados a ter com alimentação;
- Prescrição da farmácia que o viajante deve levar para a viagem;
- Assistência médica, risco de acidentes ou segurança nos destinos.
Quem e quando procurar este serviço?
A consulta do viajante é de extrema importância para viajantes saudáveis e sobretudo para grávidas, crianças, idosos e indivíduos com doenças crónicas. No entanto, qualquer pessoa que planeie viajar para regiões com riscos de saúde específicos associados deve considerar fazer esta consulta.
Na verdade, podem existir condições que impliquem riscos para a saúde em todos os países, em maior ou menor grau, inclusive dentro do mesmo país podem existir diferentes riscos em diferentes áreas ou cidades. Será assim importante que considere o agendamento da consulta do viajante no planeamento da sua viagem.
É recomendável o agendamento da consulta entre um a três meses antes da data da sua partida. Esta antecedência irá permitir uma correta e atempada preparação para a sua viagem, bem como a adoção das medidas necessárias para a obtenção do nível de proteção desejável.
Ignorar a consulta do viajante poderá resultar em riscos para a sua saúde. Viajar sem as vacinas e medicamentos necessários pode significar uma porta de entrada para doenças graves. A falta de informação sobre precauções básicas pode potenciar a exposição a riscos evitáveis, como picadas de insetos, contaminações alimentares ou outros incidentes.
Faça as suas marcações através do número +351 217 714 000 ou do formulário de marcações.
Siga as nossas redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.