A Assembleia Geral Anual realizou-se nesta sexta-feira dia 20, com os acionistas da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) e ParPublica a elegerem os Órgãos Sociais que já iniciaram funções.
Assume o cargo de Presidente do Conselho de Administração, nomeado pela SCML, Adalberto Campos Fernandes, médico e especialista em Saúde Pública e Doutorado em Administração da Saúde. Exerceu responsabilidades de gestão de topo em diversas entidades e instituições no setor da saúde (Hospital de Santa Maria, Hospital Pulido Valente, Centro Hospitalar de Lisboa Norte, Hospital de Cascais, e SAMS- Prestação Integrada de Cuidados de saúde). É professor na Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa e foi Ministro da Saúde do primeiro governo de António Costa de 2015 a 2018.
A equipa da Comissão Executiva, constituída por três membros, vai ser liderada por Carlos Sá, experiente gestor com mais de 20 anos de experiência no setor da saúde. Nos últimos anos integrou o Grupo Lusíadas Saúde e foi presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Oeste e do Centro Hospitalar Oeste Norte. Como vogais vai ter a seu lado Carlos Rodrigues Silva, gestor da ParPública e Ana Marques da Silva, com sólida experiência do setor privado e a concluir o doutoramento em Administração Pública para a Saúde.
Os Órgãos Sociais são constituídos pelos seguintes elementos:
Conselho de Administração (funções não executivas):
Presidente – Adalberto Campos Fernandes, nomeado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) em substituição de Edmundo Martinho, Provedor da SCML
Vogal – Carlos Ribeiro, nomeado pela Parpública
Comissão Executiva (funções executivas):
Presidente – Carlos Sá, nomeado pela SCML
Vogal – Ana Marques da Silva, nomeada pela SCML
Vogal – Carlos Rodrigues da Silva, mantêm-se nomeado pela Parpública
Mantém-se a constituição dos restantes Órgãos Sociais da Sociedade Gestora do Hospital Cruz Vermelha:
Assembleia Geral
Presidente – Luís Barbosa
Secretário da Mesa – Pedro Canteiro
Fiscal Único
Vítor Almeida e Associados
Em reunião de Assembleia Geral aprovou-se o relatório único de gestão, as contas individuais e consolidadas e a prestação de contas respeitante ao exercício de 2021.
