As leguminosas são um grupo de alimentos muitas vezes esquecido, antigamente diziam que era comida de pobre, referem os mais velhos, ao qual eu respondo, agora são consideradas uma riqueza, uma riqueza nutricional! E com a chegada do frio, nada melhor que este grupo de alimentos para aquecer e enriquecer o nosso organismo.
Fazem deste grupo parte o feijão (preto, encarnado, branco, frade, azuki), o grão-de-bico, as ervilhas, as lentilhas (verdes, laranja, castanhas), as favas, a soja e os tremoços. Cada uma com a sua especificidade, são ótimas fontes de vitaminas K e do complexo B (principalmente B1 e ácido fólico) e de minerais como o ferro, fósforo, potássio e zinco.
Com proteínas de origem vegetal, fibras solúveis e insolúveis, zero colesterol, gordura e sódio, as leguminosas ainda apresentam em sua composição hidratos de carbono complexos e outros nutrientes, como antioxidantes e carotenóides.
Várias são as vantagens no seu consumo regular, que deve ser no mínimo 2 vezes na semana, sendo que em caso de dieta vegetariana podem e devem ser consumidas de forma diária, sendo que cerca de 4/5 colheres de sopa são equivalentes a 80 gramas de carne.
- Melhoria do funcionamento do sistema digestivo, ajudando na prevenção de doenças, como o cancro
- Aumento da imunidade contra infeções
- Melhor controlo sobre os níveis de glicemia e colesterol, diminuindo o risco de diabetes e doenças cardiovasculares;
- Sensação de saciedade e mais energia
Em termos de confeção e modo de consumo, elas devem ser adquiridas preferencialmente secas e depois hidratadas e cozinhadas, de forma a obter o máximo de teor nutricional, no entanto, caso não seja possível segue se as opções congeladas ou em conserva.
Elas podem ser incluídas por exemplo na sopa, em saladas, em estufados de legumes, em pastas tipo húmus, etc.
Acrescento ainda que tem muito interesse quer em termos nutricionais quer em termos de digestibilidade, adicionar ervas e especiarias na confeção de leguminosas. Assim, deixo vos esta receita como exemplo:
Caldo de lentilhas laranja (receita árabe)
- Cozer em água as lentilhas laranja, cerca de 3 colheres de sopa para 200ml de água, adicionar paprika, açafrão, sal e coentros. Deixar cozinhar cerca de 20 minutos em lume brando. Servir numa tigela e espremer meio limão.
Inês Sousa, Nutricionista do Hospital da Cruz Vermelha
Se tem dúvidas sobre a sua alimentação, marque já uma consulta: https://www.hospitalcruzvermelha.pt/marcacoes/corpo-clinico/InesSousa