Os sintomas do baixo aparelho urinário são maioritariamente provocados pelo aumento da próstata que origina uma obstrução no fluxo da bexiga. Esta condição no é responsável por vários sintomas urinários, como o excesso de vontade para urinar, jato fraco ou levantar várias vezes à noite.
As melhorias na qualidade de vida são uma prioridade na nossa sociedade e o objetivo passa por evoluirmos nesse sentido e evitarmos doenças fatais. Os sintomas do baixo aparelho urinário são responsáveis por uma diminuição significativa na qualidade de vida e devemos promover a população masculina a procurar a ajuda e a manter hábitos de vida saudável. Ainda assim, a comunidade científica mantém-se em constante evolução na procura de tratamentos menos invasivos com efeitos secundários reduzidos ou nulos.
O que é o iTind
O iTind é um dispositivo temporário que se coloca na uretra prostática, durante 5 a 7 dias, que produz uma incisão isquémica no colo da bexiga e no tecido prostático, para remodelar a próstata e aliviar a obstrução.
Este dispositivo é colocado através de uretrocistoscopia, sob sedação. É um procedimento em ambulatório, bem tolerado pelo doente se medicado de forma adequada. Após os 5 a 7 dias, o iTind é removido.
Além do facto de este procedimento ser minimamente invasivo, existem várias vantagens, como a ausência de efeitos secundários associados a qualquer cirurgia da próstata, ou seja, a incontinência ou disfunção sexual, o que torna o iTind um método de tratamento inovador e a ter em conta.
O tratamento dos sintomas do baixo aparelho urinário deve priorizar o alívio rápido dos sintomas, a ausência de efeitos colaterais, resultados duráveis e a melhoria da qualidade de vida. O tratamento perfeito ainda não existe, mas o iTind dispõe de muitas características que o colocam numa posição destacada. Trata-se de um método de tratamento eficaz, com resultados duráveis, que preserva a vida sexual, nomeadamente a ejaculação e não implica implantes permanentes, o que significa que não interfere com cirurgias que possam ser realizadas no futuro.
Critérios para a utilização do iTind
O tratamento através do dispositivo iTind adequa-se preferencialmente a homens com obstrução urinária causada por um colo da bexiga alto e uma próstata inferior a 40cc. Os efeitos secundários reduzidos e o facto de se tratar de um procedimento minimamente invasivo tornam o iTind uma excelente opção no tratamento dos sintomas do trato urinário inferior, em alternativa à medicação. Os utentes que cumprirem os critérios deste tratamento e não desejarem a prescrição diária de medicamentos podem usufruir do iTind.
Com o crescimento da oferta de dispositivos médicos e robóticos, torna-se fundamental a análise e a interpretação dos resultados de todo o tipo de tratamentos para que se possa oferecer o melhor ao utente. É também muito importante levar para a área cirúrgica o conceito de medicina personalizada.
O conhecimento dos pros e contras dos diferentes tratamentos é essencial, assim como entender a expectativa do utente, para que possamos alcançar uma solução eficaz. Se um utente jovem não pretende comprometer a sua vida sexual e aceitar uma possível eficácia menor, o iTind pode ser uma ótima opção. Por outro lado, se um utente sintomático há muitos anos, com uma próstata de grande dimensão, quiser resolver o problema de vez, o tratamento ideal será a remoção de tecido que produza uma desobstrução mais ampla e completa.
Enquanto urologista e médico, o iTind é a solução perfeita para um tipo específico de doente e é a nossa primeira escolha como alternativa à medicamentação diária, especialmente nos casos, com uma próstata pequena que queiram manter a vida sexual.
Prof. Dr. Tiago Rodrigues
Coordenador da Clínica de Urologia do Hospital Cruz Vermelha
Referências:
- Amparore D, De Cillis S, Volpi G, et al. First- and Second-Generation Temporary Implantable Nitinol Devices As Minimally Invasive Treatments for BPH-Related LUTS: Systematic Review of the Literature. Curr Urol Rep. 2019;20(8):47. doi:10.1007/s11934-019-0912-6
- Porpiglia F, Fiori C, Amparore D, et al. Second-generation of temporary implantable nitinol device for the relief of lower urinary tract symptoms due to benign prostatic hyperplasia: results of a prospective, multicentre study at 1 year of follow-up. BJU Int. 2019;123(6):1061-1069. doi:10.1111/bju.14608
- Amparore D, Fiori C, Valerio M, et al. 3-Year results following treatment with the second generation of the temporary implantable nitinol device in men with LUTS secondary to benign prostatic obstruction. Prostate Cancer Prostatic Dis. Published online October 1, 2020. doi:10.1038/s41391-020-00281-5
Siga as nossas redes sociais – Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.