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HCV disponibiliza teleconsultas e consultas ao domicílio

HCV disponibiliza teleconsultas e consultas ao domicilio

O Hospital Cruz Vermelha disponibiliza um serviço de teleconsultas e consultas de Clínica Geral no domicílio dos utentes em situação aguda. Estes serviços tem abrangência nacional e permite aos utentes agendar e realizar consultas onde quer que estejam.

As soluções tecnológicas da Knokcare em parceria com o HCV garantem cuidados de saúde de forma mais acessível e flexível.

Que condições médicas podem ser detetadas?

Através destes serviços do HCV, podem ser detetadas as doenças agudas mais comuns, como amigdalites, constipações, gripes, infeções urinárias simples, dores de costas, musculares ou ósseas, gastroenterites e azias. Mais de 95% destas condições são solucionadas nas consultas.

A teleconsulta é também oportuna para a renovação de receitas de medicação crónica ou para prescrição de exames, bastando ao utente trazer para a consulta os documentos ou a informação clínica que justifique a prescrição.

Como se deve preparar para a teleconsulta?

Para se preparar para a realização de uma consulta, deve ter em conta os seguintes pontos:

  • Deve ter reunido e na sua posse documentos pessoais, medicação e documentos médicos que sejam pertinentes (por exemplo, relatórios, exames, análises).
  • Sempre que possível e aplicável, deve tirar fotos previamente (com boa qualidade e iluminação) do seu problema de saúde para posteriormente partilhar durante a consulta (por exemplo, fotos da garganta, fotos de lesões de pele).
  • No caso das teleconsultas, local reservado, privado e calmo; Boa iluminação e privilegiar fontes de luz natural; câmara (computador, tablet ou telefone) deve estar centrada e orientada para a face.

Que testes médicos são realizados nestes tipos de consulta?

O “teste” mais importante que se pode fazer é a recolha da história clínica. A experiência de séculos da medicina mostra que uma anamnese adequada, ou seja, o relato da doença pelo doente, permite chegar ao diagnóstico de mais de 80% de todas as condições, mesmo sem necessidade de exames.

Além disso, os serviços de teleconsultas e consulta ao domicílio prestados pelo HCV permitem avaliar sinais vitais (frequência cardíaca e respiratória). Nas teleconsultas, estes sinais são avaliados através da câmara do dispositivo que o utente estiver a utilizar. Esta tecnologia tem uma fiabilidade comparável aos aparelhos disponíveis nas farmácias para fazer este tipo de medição.

As informações recolhidas pelo tensiómetro, termómetro ou outros equipamentos que o doente já tenha em casa são muitas vezes passadas ao médico para ajudar na decisão. O médico pode ainda prescrever exames ou análises que o doente pode depois mostrar ao médico para completar o diagnóstico. Uma vez mais, é uma experiência equivalente a uma consulta presencial.

Quais são as especializações dos médicos que realizam as consultas?

A equipa médica é essencialmente composta por médicos de Medicina Geral e Familiar ou de Clínica Geral, com experiência importante em contexto de medicina de urgência hospitalar e extra-hospitalar. São médicos experientes e formados especificamente para estes casos. Podem ser incluídas outras especialidades, mediante acordo entre a Knokcare e o HCV.

Pode marcar consulta através do número de telefone +351 308 813 ou teleconsulta no seguinte link.

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