Marcar consulta
+351 217 714 000

Nova consulta de aconselhamento parental: um apoio especializado para famílias

As consultas de aconselhamento parental ajudam pais e cuidadores a fortalecer vínculos, gerir desafios familiares e promover o desenvolvimento emocional saudável das crianças, seguindo práticas de parentalidade positiva baseadas em evidência científica.

A parentalidade é uma das experiências mais significativas da vida e, ao mesmo tempo, uma das mais desafiantes. Entre as exigências do quotidiano, as dúvidas e as expectativas, muitos pais/cuidadores sentem a necessidade de ter um espaço onde possam refletir, aprender e fortalecer a relação com os seus filhos(as). A nova Consulta de Aconselhamento Parental do Hospital Cruz Vermelha surge precisamente com esse propósito, em alinhamento com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS, 2023).

A quem se destina

Esta consulta é dirigida a todos os pais/cuidadores, de todas as configurações familiares (famílias com casas homo e heterossexuais bem como famílias monoparentais), que procuram apoio na prática parental ou que estejam a atravessar fases de mudanças no ciclo familiar. Esta consulta vai ao encontro das diretrizes da Direção-Geral da Saúde (2022) e da UNICEF (2023) que sugerem que o reforço das competências parentais contribui para o desenvolvimento emocional saudável das crianças. Assim, estas consultas podem ser especialmente úteis para:

  • Fortalecer a comunicação e o vínculo familiar;
  • Desenvolver as competências socio-emocionais e as estratégias da educação positiva;
  • Gerir desafios relacionados com comportamentos, limites e rotinas;
  • Lidar com transições/mudanças, como o nascimento de um novo filho, entrada na escola ou a adolescência;
  • Encontrar o equilíbrio entre as exigências pessoais, profissionais e familiares.

O objetivo principal desta consulta é a promoção de uma relação mais positiva e mais significativa entre os pais/cuidadores e crianças/adolescentes, ajudando a reforçar a autoestima, a responsabilidade e a autorregulação emocional destas crianças, mas também nos pais/cuidadores, especialmente considerando que são muitas vezes estes que servem de modelo. Adicionalmente, também visa o desenvolvimento da cooperação e da comunicação aberta entre a família de modo a criar um ambiente familiar mais saudável e uma vinculação segura.

O que pode esperar destas consultas

As consultas oferecem um espaço seguro, empático e colaborativo, onde os pais/cuidadores são convidados a refletir sobre o papel parental e a sua influência no desenvolvimento emocional e relacional das crianças. A abordagem integra princípios da parentalidade positiva e consciente, com base em evidência científica e nas orientações da American Psychological Association (APA, 2023), com foco na construção de vínculos saudáveis.

Cada consulta é adaptada às necessidades da família, podendo incluir momentos de psicoeducação, reflexão sobre diversas práticas parentais, treino de competências socio-emocionais, estratégias de comunicação e a cooperação entre todos os membros da família.

Abordagem terapêutica

As consultas são conduzidas pela Psicóloga Dr.ª Constança do Carmo Garcia, baseando-se nos modelos integrativos que valorizam a psicoeducação, a parentalidade positiva e consciente, como também o desenvolvimento de diferentes competências. Existem diversos autores que são uma inspiração para estas consulta (ex: Jane Nelsen e Mikaela Övén) que defendem que a parentalidade deve ter por base a empatia, a comunicação consciente e os princípios base da neurociência (Nelsen, 2015; Övén, 2016). O objetivo principal é ajudar cada família a compreender o seu funcionamento, promovendo a empatia e construindo uma base segura para o crescimento emocional de todos. Esta abordagem promove o desenvolvimento da autodisciplina, da cooperação e da responsabilidade, ajudando a família através da ligação e do diálogo.

Quando se deve procurar ajuda?

Procurar ajuda não deverá ser visto como um sinal de fragilidade, mas sim de consciência e de responsabilidade. Poderá ser útil procurar ajuda:

  • quando existem conflitos recorrentes entre os pais/cuidadores e as crianças/adolescentes;
  • quando surgem sentimentos de cansaço, de culpa ou de dúvida no papel parental;
  • quando as mudanças de rotina criam tensão familiar;
  • quando algum membro da família deseja fortalecer a relação de modo a prevenir dificuldades futuras;
  • quando surge a necessidade de querer aprender a ser um pai/cuidador mais consciente.
Dicas rápidas
  1. Nenhum pai/mãe/cuidador é perfeito;
  2. A escuta ativa é uma das competências mais poderosas de educar, isto é, ouvir antes de reagir fortalece a confiança;
  3. A consistência nas rotinas transmite segurança emocional às crianças;
  4. O erro deve ser visto como uma oportunidade de aprendizagem;
  5. Todos sentimos emoções, que são oportunidades de ligação e de crescimento;
  6. É importante que peça ajuda quando precisar, cuidar de si também é cuidar dos seus filhos.

O compromisso do Hospital Cruz Vermelha com a saúde da sua coluna

No Hospital Cruz Vermelha, o nosso compromisso com as famílias traduz-se na oferta de consultas de aconselhamento parental focadas no bem-estar emocional, na comunicação positiva e no fortalecimento das relações entre pais, cuidadores e crianças.

Aqui, cada família encontra um espaço seguro, empático e orientado para soluções práticas, seja para lidar com conflitos, estabelecer rotinas, apoiar transições ou desenvolver uma parentalidade mais consciente e equilibrada. Se procura apoio para si e para a sua família, agende a sua consulta.

Faça as suas marcações através do número +351 217 714 000 ou do formulário de marcações.

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a saber tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.