Marcar consulta
+351 217 714 000

Comunicado de Imprensa: Mais de uma centena de doentes tratados

blank

Lisboa, 23 de abril de 2021 – O Hospital Cruz Vermelha (HCV) continua empenhado na luta nacional contra a pandemia COVID-19 e as suas consequências, e pretende reforçar a sua participação nesta nova fase de recuperação assistencial necessária para fazer face aos efeitos da pandemia na saúde dos portugueses.

O reforço assistencial passa por manter o protocolo celebrado com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT) para tratamento de doentes agudos internados nos hospitais do SNS, e manter também a resposta diária e atempada a todos os doentes que acedem ao HCV, aumentando a capacidade a nível das cirurgias, das consultas e dos meios complementares de diagnóstico, ao mesmo tempo que contribuímos de forma ativa para a realização de centenas de testes COVID e para a atividade cirúrgica de doentes do SNS.

Ao abrigo do protocolo com a ARSLVT o HCV já tratou até ao momento, e desde finais de dezembro do ano passado, mais de uma centena de doentes agudos de várias patologias do foro médico, provenientes de hospitais. Inclusive, doentes que tiveram a necessidade de intervenções cirúrgicas (hemodinâmica ou bloco operatório) mas sempre em articulação com a ARSLVT e com as equipas clínicas dos hospitais de origem da grande Lisboa, principalmente Hospital Garcia de Orta (HGO), Hospital Professor Doutor Fernando Fonseca (HFF) e Hospital Vila Franca de Xira (HVFX).

A média da demora de internamento é de 8 dias, com a exceção e um doente que se manteve na Unidade de Cuidados intensivos por 73 dias. Os doentes assistidos tinham uma idade média de 76 anos, compreendida entre o máximo de 97 anos e o mínimo de 29 anos.

O alargamento da capacidade e a resposta coordenada a esta situação pandémica é o foco de todos num hospital socialmente responsável e promotor da equidade do acesso.

Sobre o Hospital Cruz Vermelha

O Hospital Cruz Vermelha, com mais de 56 anos de atividade, é uma unidade hospitalar de referência nacional não só pelo seu quadro clínico de reconhecido prestígio em múltiplas especialidades, como também pela cultura da organização construída ao longo de décadas de prestação de cuidados de saúde. Atualmente o Hospital tem 36 especialidades – entre as quais se destacam as de cardiologia, cirurgia cardíaca e vascular, ortopedia e coluna, urologia, oftalmologia e medicina bariátrica -, oito salas de cirurgia – com bloco operatório e salas hibridas-, unidade de cuidados intensivos para crianças e adultos, laboratório de patologia clínica e uma unidade de atendimento permanente.

O HCV é Centro de Referência de Cardiopatias Congénitas; Centro de Tratamento Cirúrgico da Obesidade e Centro de Referência de Acessos Vasculares.

Pretende reforçar a missão de serviço público, em linha com acionista Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.