Marcar consulta
+351 217 714 000

Como motivar os filhos para a escola

Motivar os filhos

Regresso às aulas é sinónimo de regresso às rotinas. Nem sempre é fácil convencer as crianças e os jovens de que isto é uma coisa boa. No entanto, estar no mindset correto é meio caminho andado para que as coisas corram melhor. Por isso, sugerimos alguns tópicos de que podem falar e assim motivar os filhos para a escola.

Oiça o seu filho

Conversem sobre as suas expectativas para o próximo ano escolar, dificuldades que este possa ter sentido no ano anterior, e eventuais medos ou preocupações atuais. Não desvalorize as suas apreensões, e agradeça-lhe a coragem de as partilhar.

Enalteça o reencontro com os amigos

Para muitas crianças e adolescentes este é o principal estímulo para voltar à escola. Rever os amigos, brincadeiras e cumplicidades, partilhar novidades e as experiências das férias e enfrentar os novos desafios em conjunto são partes fundamentais da vida escolar. Relembre o seu filho dos amigos que vai rever e com quem não fala desde que terminaram as aulas.

Envolva-os na escolha do material escolar

Consumismo à parte, a verdade é que a maior parte das crianças gosta de estrear cadernos, borrachas, dossiers, mochilas ou lancheiras. Envolva os seus filhos na escolha do material necessário, dentro do orçamento de cada família, e façam da experiência de comprar e marcar material ou forrar livros, um ritual de preparação do novo ano.

Faça de setembro o Ano Novo

Para a maior parte das famílias os ritmos do ano letivo sobrepõem-se aos do calendário civil. Assim façam de setembro o vosso Ano Novo, tomem as decisões do que querem mudar individualmente e em família, ajustem o horário das atividades escolares e extracurriculares ao dos pais, deixando tempo livre para todos. Procurem entrar com o pé direito!

Assinale as etapas significativas

Mudar de ciclo, mudar de escola, são sempre momentos marcantes na vida de uma criança e adolescente. Tirem tempo para falar sobre o que ficou para trás, guardem as melhores memórias, e elogiem as conquistas que os vossos filhos fizeram. Relembrem tudo o que correu bem, em particular quando envolveu um esforço específico da criança.

Encoraje na mudança

Muitas crianças ficam apreensivas perante a perspetiva de abandonar o que já conhecem (às vezes durante quase toda a sua vida) e iniciar um novo desafio. Reforce tudo o que de bom vão encontrar, sejam os amigos que os acompanham, o novo espaço no recreio, ou o facto de irem para a escola dos crescidos, com os privilégios que isso lhes possa trazer.

Se tudo mais falhar, relembre-os de que não tarda nada vem o Natal!

Dra. Isabel Saraiva de Melo
Coordenadora do Serviço de Pediatria na Clínica da Mulher e da Criança do HCV

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.