O mês de maio já passa do meio, os jacarandás estão em flor por toda a cidade de Lisboa e, em junho, começarão os exames do 9º, 11º e 12º ano. Incontornáveis para todos os estudantes do 9º ano e todos os estudantes dos cursos cientifico-humanísticos (ensino secundário) são sempre um desafio para os alunos do 9º ano porque para a maioria é a primeira vez que têm um exame nacional, e para os alunos do 11º e 12º ano pelo impacto que tem na candidatura ao ensino superior.
Vale sempre a pena colocar em perspetiva e relembrar os jovens que, os exames são apenas mais um momento de avaliação e que, as pessoas não se definem pelas notas que atingem. Os exames, tal como outros momentos de avaliação, devem ser encarados como oportunidades para estudar, aprofundar e sistematizar conhecimentos, rever matérias do início do ano ou do ano anterior. No ensino secundário são um meio para alcançar objetivos futuros.
Algumas estratégias práticas para ajudar os jovens que enfrentam estes desafios, promovendo a sua autonomia:
- Definir um horário de estudo realista, sobretudo depois de acabarem as aulas. Incluir tempo para descansar e conviver é fundamental para uma saúde mental equilibrada.
- Fazer um calendário de estudo, tendo em conta a data dos vários exames, o tempo até cada um deles, a matéria a estudar e o grau de dificuldade de cada disciplina para o aluno, distribuindo as matérias pelos vários períodos alocados. Deixar tempo para as revisões, e fazer exames de anos anteriores ajuda a ter noção do que os espera.
- Pertencer a um grupo de estudo pode ajudar, especialmente quando os objetivos e grau de preparação são semelhantes entre os vários membros, ou quando alguém mais bem preparado se disponibiliza para ajudar colegas com mais dificuldades. Para alguns é importante estar sempre acompanhado, para outros resulta estudar individualmente, mas planear o estudo em grupo, fazer revisões, partilhar materiais de estudo ou tirar dúvidas. Aproveitar o tempo de trabalho ao máximo é fundamental, para depois poderem descontrair e descansar de consciência tranquila.
- Evitar as comparações com os melhores alunos, irmãos ou familiares. Cada um tem as suas capacidades e dificuldades, o importante é trabalhar e evoluir ao longo do seu percurso escolar.
- Utilizar os recursos disponíveis: aulas que a escola possa disponibilizar (de apoio, extra ou de preparação para os exames), livros com exames de anos anteriores, explicações que o aluno já esteja a frequentar, a experiência de amigos ou familiares. Em caso de dificuldades específicas nalguma disciplina, ponderar se ainda é viável para a família o aluno ter explicações para se preparar melhor.
- Minimizar as distrações durante o estudo: desligar as notificações ou colocar o telemóvel em modo de voo, fechar as aplicações que não estão a ser utilizadas se estiver a usar o computador, arrumar o local de trabalho e o material antes de começar e ao final da jornada de estudo. Uns bons auscultadores com uma playlist adequada podem ajudar à concentração, sobretudo em ambientes mais ruidosos.
- Ter uma alimentação equilibrada com consumo regular de frutas e verduras, hidratar-se bem e não abusar de alimentos hipercalóricos ou de estimulantes (como o café ou bebidas energéticas). Quando possível fazer as refeições em família, sem ecrãs, num momento de distração e convívio.
- Praticar exercício físico diariamente, idealmente ao ar livre, permite descarregar o stress acumulado, liberta endorfinas, ajuda a dormir melhor e pode ser uma oportunidade de convívio excelente.
- Não se isolar do mundo, e deixar algum tempo para conviver com amigos, namorados e familiares que sejam momentos saudáveis de prazer e descontração.
- Dormir bem, alocando horas suficientes para tal e praticando uma boa higiene de sono: evitar ecrãs nas horas antes de deitar, sobretudo tablets ou smartphones, evitar dormir de barriga cheia, não abusar da cafeína, não fumar, evitar exercício físico vigoroso perto da hora de deitar. Um livro interessante (mas não demasiado) e música calma podem ajudar. Se sofrer de insónias incapacitantes falem com o vosso médico assistente.
- Pedir ajuda se houver dificuldades, com alguma matéria, em organizar ou gerir o tempo, ou controlar a ansiedade.
- Ter algo especial planeado para fazer no final da época de exames, sejam umas férias com a família e os amigos, um concerto, festival de verão, ou qualquer atividade que dê prazer e pela qual possam sonhar!
Boa sorte!
Dra. Isabel Saraiva de Melo
Coordenadora da Pediatria no Hospital Cruz Vermelha
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