Marcar consulta
+351 217 714 000

Cirurgia Torácica no Hospital Cruz Vermelha

Cirurgia torácica

A Cirurgia Torácica é a especialidade que se dedica ao diagnóstico e tratamento cirúrgico de doenças que afetam os órgãos e as estruturas da cavidade torácica, à exceção do coração e do esófago. Desta forma, a área de intervenção da cirurgia torácica inclui doenças dos pulmões, pleura, mediastino, parede torácica e diafragma.

Áreas de intervenção da Cirurgia Torácica

Doenças Pulmonares: o cancro do pulmão é uma das principais indicações para intervenção cirúrgica pulmonar, sendo o tratamento cirúrgico com remoção de parte ou da totalidade do pulmão o tratamento de eleição em estádios iniciais da doença.

Nódulos pulmonares de etiologia indeterminada, doenças infeciosas ou inflamatórias com infeções de repetição ou hemoptises (perda de sangue com a tosse) que não respondem ao tratamento inicial, e malformações congénitas podem ser indicação para cirurgia pulmonar.

Doenças da Pleura: a pleura é o conjunto das membranas que reveste os pulmões (pleura visceral) e a cavidade torácica (pleura parietal). Entre estas duas membranas existe um espaço virtual (cavidade pleural) que em determinas condições pode perder o seu equilíbrio. São exemplos: pneumotórax (presença de ar na cavidade pleural), derrame pleural (acumulação de líquido) e empiema (acumulação de pus).

Em todas elas a cirurgia torácica pode ter um papel no diagnóstico e tratamento. Procedimentos como drenagem torácica, pleurodese (fusão das membranas pleurais) e descorticação pleural são algumas das intervenções realizadas no tratamento destas condições.

Doenças do Mediastino: a mediastino é o espaço compreendido entre os dois pulmões, onde estão estruturas como o esófago, traqueia, timo, coração e grandes vasos sanguíneos. Tumores benignos e malignos nesta região, como timomas ou linfomas, podem requerer uma abordagem cirúrgica. A cirurgia torácica também pode intervir em condições como a miastenia gravis ou outras doenças autoimunes através da remoção do timo.

Deformidades da Parede Torácica: anomalias congénitas ou adquiridas da parede torácica, como pectus excavatum (afundamento do esterno) ou pectus carinatum (protrusão do esterno), podem ser corrigidas cirurgicamente para melhorar a função respiratória e a estética do tórax.

Hiperhidrose Primária: a sudorese excessiva nas mãos, face, pés e/ou axilas pode afetar o quotidiano de forma muito negativa. A cirurgia torácica pode melhorar a qualidade de vida destes doentes através da simpaticectomia torácica, um procedimento minimamente invasivo que interrompe a função dos nervos responsáveis pela sudorese excessiva.

Trauma Torácico: lesões resultantes de traumatismos ao nível do tórax, como fraturas de costelas, hemotórax (presença de sangue na cavidade pleural ou alterações da função do diafragma, são abordadas e tratadas pela cirurgia torácica.

Nos últimos anos, a Cirurgia Torácica tem evoluído significativamente com a introdução de técnicas minimamente invasivas, como a Cirurgia Torácica Videoassistida (VATS).

Este método permite que a realização de procedimentos complexos através de pequenas incisões na pele e pequenas aberturas na parede torácica. As vantagens da VATS incluem menor dor no pós-operatório, recuperação mais rápida com redução do tempo de internamento hospitalar e cicatrizes de menores dimensões. Procedimentos como remoção de pare do pulmão, biópsias pulmonares ou pleurais, o tratamento do pneumotórax, entre outras podem ser realizados utilizando esta abordagem.

Cirurgia Torácica no Hospital Cruz Vermelha

A Cirurgia Torácica, integrada na Clínica do Pulmão do Hospital Cruz Vermelha (HCV), colabora de forma multidisciplinar para garantir o melhor cuidado ao doente. Esta equipa inclui pneumologistas, radiologistas, anestesiologistas, fisioterapeutas e enfermeiros dedicados. A abordagem integrada permite um diagnóstico individualizado, planeamento cirúrgico adequado e cuidados pós-operatórios otimizados, resultando em melhores resultados.

Com a realização de técnicas minimamente invasivas e uma abordagem multidisciplinar, a equipa de Cirurgia Torácica do HCV trabalha com o objetivo de melhorar de forma significativa a saúde e a qualidade de vida dos doentes.

Clínica do Pulmão do Hospital Cruz Vermelha

Faça as suas marcações através do número +351 217 714 000 ou do formulário de marcações e comece a usufruir dos novos acordos.

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a saber tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.