Marcar consulta
+351 217 714 000

Bombas de insulina e diabetes

Bombas de insulina

Os sistemas de perfusão subcutânea contínua de insulina (PSCI), também conhecidos por bombas de insulina, têm ganho um papel determinante no tratamento da diabetes, nomeadamente da diabetes tipo 1, fruto do desenvolvimento tecnológico.

Estes dispositivos utilizam apenas insulina rápida que é colocada na pele através de uma pequena cânula. A insulina é administrada de acordo com a programação que é feita pela equipa de saúde e pelas ordens dadas pelo utilizador.

Vantagens das bombas de insulina

As bombas insulina têm várias vantagens, nomeadamente a administração de insulina várias vezes por dia sem necessidade de injeções, correção mais rápida das hipoglicémias (baixas de açúcar), menor flutuação dos níveis da glicose no sangue e, em última análise, melhoria da qualidade de vida.

Apesar destas vantagens, as bombas de insulina não funcionam sozinhas e dependem das ordens do utilizador. Também é necessário assegurar o seu correto funcionamento, através do enchimento dos reservatórios com insulina e colocação das cânulas. Muitas vezes estas questões podem não corresponder às expetativas das pessoas com diabetes.

Mais recentemente começaram a surgir bombas de insulina com administração automática de insulina, que conectam com o sensor da glicose e administram insulina de acordo com as leituras do sensor. Estes novos dispositivos melhoram significativamente o controlo da diabetes com melhoria da qualidade de vida, em comparação com as canetas de insulina ou com as bombas de insulina mais antigas (ou convencionais). No entanto, mantém-se a necessidade de intervenção do utilizador, nomeadamente anunciar a refeição e assegurar o correto funcionamento do sistema.

Uma das principais limitações destes sistemas é o seu preço, sendo fornecidos gratuitamente nos Centros de Tratamento do Serviço Nacional de Saúde através do Plano Nacional da Diabetes da Direção Geral de Saúde, de acordo com os critérios clínicos e lista de espera.

Dr. Nelson Cunha
Endocrinologista da Clínica de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Hospital Cruz Vermelha

Aposte na prevenção e faça o seu acompanhamento na Clínica de Endocrinologia, Diabetes e Nutrição do Hospital Cruz Vermelha, através do número +351 217 714 000 ou do formulário de marcações.

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.