Marcar consulta
+351 217 714 000

HCV recebe primeiro robô Aquabeam para tratar Hiperplasia Benigna da Próstata

blank

O Hospital Cruz Vermelha iniciou dia 10 de julho a integração do robô Aquabeam no processo cirúrgico para tratar a Hiperplasia Benigna da Próstata (HBP), sendo o primeiro robô Aquabeam disponível em Lisboa e o segundo em Portugal.

Segundo o urologista do HCV, Prof. Dr. Tiago Rodrigues, “a Hiperplasia Benigna da Próstata é a patologia mais frequente nos homens com mais de 50 anos e tem um enorme impacto na qualidade de vida. É importante que os doentes saibam que existe solução, podem melhorar os seus sintomas e a sua qualidade de vida. Com esta solução, conseguimos todos os benefícios sem efeitos secundários relevantes.”

É com enorme agrado que verificamos a satisfação dos nossos doentes no pós-operatório, especialmente pela baixa agressividade do processo. A precisão e rapidez de um robô automatizado permite obter tempos cirúrgicos muito curtos, com recuperações muito mais rápidas“, concluiu o urologista do HCV.

O robô Aquabeam é uma tecnologia de última geração e vem proporcionar a oportunidade de intervir nas situações de HBP qualquer que seja o tamanho da próstata e com menores efeitos secundários, designadamente preservando a vida sexual e a continência.

O robô Aquabeam utiliza um jato de água de alta velocidade e pressão (10.000 PSI) para desobstruir a uretra e melhorar os sintomas urinários. Este sistema robótico permite a ablação do tecido prostático sem utilizar nenhum tipo de energia térmica, contrastando com as cirurgias endoscópicas clássicas ou com laser.

O cirurgião tem controlo completo através da ecografia e da imagem de cistoscopia em tempo real, planeando o tratamento de forma personalizada e delimitando o tecido prostático a remover.

Uma vez verificados todos os parâmetros, o robô realiza o procedimento de forma precisa e rápida, em cerca de seis minutos. Após terminado, é colocado um cateter na bexiga que geralmente é retirado no dia seguinte e o paciente recebe alta após 24 horas.

O menor tempo de internamento, a preservação da vida sexual, nomeadamente da ejaculação, e a menor perda de sangue constituem importantes mais-valias.

Siga a nossa página de Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.