Segundo Paula Cristino, Nutricionista no Hospital Cruz Vermelha, o segredo está na redução da gordura, do sal e do açúcar que são adicionados na confeção dos pratos.
A gordura de eleição deverá ser sempre o azeite em detrimento de todas as outras. Nos doces deve ser dado preferência ao açúcar mascavado. No que diz respeito aos métodos de confeção, devem ser evitados os fritos e optar pelos cozidos e grelhados. Já os refogados devem ser sempre feitos em cru. No prato deverá ainda existir uma quantidade generosa de produtos hortícolas, fonte importante de fibras, vitaminas e sais minerais.
Conheça a proposta da nossa Nutricionista para um menu de Natal mais saudável:
Entrada – Creme de legumes
Ingredientes: 3 alhos franceses; 2 courgettes; 1 cebola; 2 dente de alho; 150 gramas de abóbora; 2 folhas de couve portuguesa; 2 nabos; azeite q.b. e sal q.b.
Confeção: Descasque a cebola, os dentes de alho, a abóbora, os nabos, as folhas de couve, as courgettes e os alhos franceses (deixando a parte verde escura). Corte todos os ingredientes em pedaços pequenos.
Numa panela com água coloque os legumes e deixe cozer. Quando estiverem cozidos, triture até ficar um creme. Adicione o azeite e o sal.
Prato principal – Bacalhau da Consoada
Ingredientes: 1 molho de couve penca com talos; 1 quilo de batatas; 6 postas pequenas de bacalhau; 6 ovos; 6 cenouras; 3 cebolas; 5 a 6 dentes de alho; 2 decilitros de azeite; vinagre q.b. e sal moderado
Confeção: Demolhar bem o bacalhau. Cozer o bacalhau juntamente com as couves pencas, as cenouras e as cebolas. À parte, cozer as batatas com a pele e os ovos com a casca. Na altura de servir, pelar as batatas e descascar os ovos.
Preparação do molho: Levar ao lume uma porção de azeite com os dentes de alho abertos ao meio. Quando levantar fervura retirar do lume e juntar o vinagre. Servir numa molheira.
Sobremesa – Aletria
Ingredientes: 100 gramas de aletria; 4 decilitros de leite magro; 75 gramas de açúcar; 2 gemas; casca de limão e canela
Confeção: Cozer a aletria em água durante 5 minutos e escorrer. Levar o leite magro ao lume juntamente com casca de limão, açúcar e a aletria e deixar cozer. Depois de a aletria estar cozida, e, fora do lume, misturar as gemas previamente batidas. Levar ao lume apenas para que as gemas cozam ligeiramente. Servir a aletria polvilhada com canela.