Marcar consulta
+351 217 714 000

10 recomendações alimentares para o Natal

recomendações alimentares

Durante a época natalícia as refeições fazem-se normalmente fartas e prolongadas, o que faz com que se cometam excessos alimentares, principalmente em açúcares, gorduras e sal. Para evitar os exageros, neste artigo, propomos algumas recomendações alimentares fáceis e práticas.

Recomendações alimentares para o Natal

  1. Escolha refeições ligeiras ou adapte as tradicionais receitas, substituindo os ingredientes menos saudáveis e calóricos por opções mais saudáveis. Por exemplo, as sobremesas doces por frutas frescas e as bebidas açucaradas por infusões de fruta.
  2. Inicie as refeições com entradas simples e saudáveis, onde os típicos queijos, salgados, chouriços e manteiga são substituídos por palitos de legumes, azeite e vinagre balsâmico, pães integrais e húmus (paté de grão).
  3. Para prato principal, prefira as confeções simples, tais como os cozidos ou assados com pouca gordura, em substituição dos fritos, e acompanhe os típicos pratos com produtos hortícolas frescos e da época (por exemplo, couve-galega ou grelos cozidos).
  4. Reduza a quantidade de sal, demolhando o bacalhau com a pele virada para cima durante pelo menos 24 horas, substituindo as águas.
  5. Se preferir o peru assado, evite comer a pele e reduza o sal, temperando com ervas aromáticas e limão.
  6. No final da refeição, sirva-se de pequenas porções de sobremesas de modo que possa provar um pouco de todas sem exagerar. Sempre que possível escolha fruta – uma fatia de ananás, maçã assada ou peras bêbedas são boas opções.
  7. Quanto às sobremesas fritas (rabanadas ou sonhos) podem ser preparadas no forno ou a vapor, e as quantidades de açúcar ou de gordura reduzidas.
  8. Caso não exista contraindicação clínica, um copo de vinho (150 ml) a acompanhar a refeição está dentro das recomendações para a saúde.
  9. No dia seguinte aos excessos alimentares, opte por refeições bastantes ligeiras, tais como os cremes de legumes, infusões, iogurtes, frutas ou sumos de frutas naturais.
  10. Aproveite a época para ser fisicamente ativo, 60 minutos de atividade física moderada por dia, que pode substituir por 10 000 passos.

Dr.ª Ana Lúcia Silva
Especialista em Nutrição no Hospital Cruz Vermelha

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.