Marcar consulta
+351 217 714 000

5 dicas essenciais para proteger a pele no Verão

proteger a pele

A pele requer cuidados especiais durante todo o ano não só para ajudar a preservar a sua saúde, mas também para prevenir doenças associadas. No Verão, esses mesmos cuidados devem ser redobrados principalmente durante atividades ao ar livre e exposição solar.

A intensidade do sol e o ângulo de incidência dos raios ultravioleta (UV) podem provocar danos irreparáveis na pele, como queimaduras, envelhecimento precoce e cancro de pele.

5 dicas para proteger a pele no Verão

  1. Proteção solar adequada

A aplicação de protetor solar é uma das medidas mais importantes para proteger a pele. Deve escolher um fator de proteção solar de pelo menos fator 30 e que ofereça ampla proteção contra raios UVA, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele, e UVB, que podem provocar queimaduras.

Aplique protetor generosamente 20 minutos antes da exposição solar e reaplique a cada duas horas ou mais frequentemente se nadar ou transpirar (e não se esqueça das áreas esquecidas, como orelhas, pés e parte de trás do pescoço).

Leia também: Cuidados a ter com as crianças na praia

  1. Roupas protetoras

As roupas são uma barreira física e eficaz de proteção da pele contra os raios solares. Recomendamos tecidos leves, mas que bloqueiem o sol, bem como a utilização de chapéus de abas largas, para proteger o rosto, o pescoço e as orelhas, e óculos de sol com proteção UV para os olhos e a pele mais sensível ao seu redor.

Existem ainda roupas com proteção UV incorporada, que são uma excelente opção para atividades prolongadas ao ar livre.

  1. Horário de exposição ao sol

Os raios solares são mais intensos e consequentemente mais perigosos entre as 11h00 e as 16h00. Sempre que possível deve planear as atividades ao ar livre noutros horários. Caso tal não seja possível, deve evitar a exposição direta ao sol. Parques, jardins e piscinas geralmente dispõem de espaços com sombra para melhor conforto e proteção.

  1. Hidratação frequente

O sol e o calor podem facilmente desidratar a pele e torná-la frágil e suscetível a danos. Para prevenir este sintoma deve beber muita água ao longo do dia, mesmo que não sinta sede, e comer alimentos ricos em água, como frutas e vegetais.

Leia também: 10 snacks saudáveis para a praia

  1. Check-ups regulares

Os check-ups são fundamentais (não só no Verão, mas durante todo o ano) pois permitem diagnosticar e detetar qualquer alteração na pele que possa indiciar uma condição. Este tipo de vigilância é ainda mais importante para pessoas com antecedentes pessoais ou familiares de doenças de pele.

Apesar dos perigos associados, vale a pena destacar que a exposição solar moderada e fora dos horários de maior risco (das 11h00 às 16h00 horas) apresenta também benefícios significativos para a saúde e é indispensável para o bem-estar. O sol é uma valiosa fonte de vitamina D, essencial para a saúde dos ossos, imunidade e funcionamento muscular, e contribui para a produção de serotonina, um neurotransmissor que melhora o humor e promove uma sensação de bem-estar, combatendo depressões e ansiedade. Além disso, a exposição à luz solar ajuda a regular o ciclo circadiano e a melhorar a qualidade do sono.

Leia também: Estudos poligráficos do sono: o que são e para que servem

 Dermatologia no Hospital Cruz Vermelha

O Hospital Cruz Vermelha assume-se como uma unidade de prestação de cuidados de saúde de excelência no ramo da Dermatologia, disponibilizando respostas para as patologias tumorais, inflamatórias e infeciosas da pele. Nesta unidade são também efetuadas cirurgias dermatológicas, crioterapia, eletrocirurgia e laserterapia com laser de CO2.

A especialidade, coordenada pelo Prof. Dr. Borges da Costa, tem  acordos diretos com a ADSE, SAD-PSP, SAD-GNR e IASFA para Consultas de Dermatologia e atos cirúrgicos de Dermatologia.

Faça as suas marcações através do número +351 217 714 000 ou do formulário de marcações do nosso site.

Siga as nossas redes sociais – FacebookInstagramLinkedIn e YouTube – e fique a par de tudo o que se passa no Hospital Cruz Vermelha.