Marcar consulta
+351 217 714 000
blank

A Clínica da Mulher e da Criança no Hospital Cruz Vermelha integra as especialidades de Ginecologia-Obstetrícia e Pediatria num espaço comum, contando com o apoio da equipa de enfermagem. Num ambiente acolhedor, as mulheres e as famílias têm aqui um espaço onde a maioria das situações pode ser acompanhada e orientada pelos diversos profissionais.

As especialidades de Ginecologia e Obstetrícia dispõem de uma equipa de profissionais diversificados que cuidam da saúde da mulher, ao longo de todas as fases da sua vida, desde a Adolescência até à Menopausa.

A Ginecologia foca-se não só na informação para a saúde, prevenção e rastreio das doenças mais comuns de cada etapa de vida como também no tratamento das patologias diagnosticadas. Assim, questões como a contraceção, infeções sexualmente transmissíveis, fertilidade, alterações do pavimento pélvico, patologia do colo do útero, do endométrio, trompas e ovários, além da mama aqui encontram uma abordagem completa desde a prevenção ao seu tratamento definitivo.

Para esse fim, a unidade está diferenciada em valências específicas que englobam desde as consultas de subespecialidade até ao tratamento cirúrgico (convencional e histeroscópico ou laparoscópico), passando pelos meios de diagnóstico e tratamento como a ecografia, colposcopia e histeroscopia, entre outros. Os meios complementares de diagnóstico disponíveis no HCV permitem uma abordagem integrada sendo possível também realizar no hospital, entre outros, mamografia e ecografia mamária, e exames laboratoriais.

A Obstetrícia, na sua missão de prestar cuidados às grávidas, dispõe de consultas diferenciadas, ecografias obstétricas, CTG e todos os exames de diagnóstico pré-natal que se impõem numa Obstetrícia de qualidade e atual (ex: exames laboratoriais, amniocentese, biópsia das vilosidades coriónicas, ecocardiograma fetal), sempre com o apoio da equipa de enfermagem dedicada.

O apoio pós-parto é disponibilizado em contexto multidisciplinar. Existem ainda no HCV várias consultas de apoio à Obstetrícia, de que é exemplo a Endocrinologia Obstétrica, para o acompanhamento da diabetes gestacional ou da patologia da tiróide na gravidez.

A Pediatria acompanha as famílias desde a gravidez até ao final da adolescência. O primeiro contacto é com a consulta pré-natal (a partir das 34 semanas). A equipa de pediatras acompanha os recém-nascidos, bebés, crianças e adolescentes nas consultas de vigilância, vigiando o crescimento, desenvolvimento psicomotor, rastreando doenças e promovendo a saúde.

As vacinas do Plano Nacional de Vacinação podem e devem ser administradas no dia das consultas de rotina. Na doença aguda estamos disponíveis, num ambiente tranquilo e sem esperas prolongadas, para orientar a maiorias das situações, recorrendo se necessário a exames complementares (radiografias ou análises clinicas, etc).

Existe a possibilidade de teleconsulta para doentes já seguidos no HCV. A Pediatria articula com outras especialidades no HCV, como a Cardiologia Pediátrica, Oftalmologia, ORL, Medicina Dentária, Ortopedia, Imunoalergologia ou Imagiologia. Conta ainda com o apoio da Psicologia, Terapia da Fala e Nutrição.

Vídeos relacionados:

Reproduzir vídeo

A Clínica da Mulher e da Criança localiza-se no piso 7 do Edifício Principal do Hospital Cruz Vermelha.

A Dr.ª Isabel Melo é coordenadora da Pediatria nesta unidade dedicada à Saúde da Mulher e da Criança

Artigos relacionados:

Varicela

Varicela: sintomas e cuidados a ter

A varicela é uma doença infantil muito comum em Portugal. A Dr.ª Isabel Melo responde a algumas questões sobre a doença.

Consulta pré-natal

Consulta pré-natal de pediatria

No HCV, disponibilizamos a consulta pré-natal de pediatria. Para os pediatras e para as famílias é um momento muito importante.

Importância de brincar

A importância de brincar

Brincar de forma autónoma permite às crianças desenvolver capacidades fundamentais para um desenvolvimento saudável e adequado.

Corpo Clínico:

Ana Candeias

Coordenadora Clínica

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Português

Isabel Saraiva de Melo

Coordenadora Clínica

Pediatria

Idiomas
Português

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Inglês e Português

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Português

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Inglês e Português

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Português

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Português

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Francês, Inglês, Italiano, e Português

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Português

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Português

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Português

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Português

Ginecologia-Obstetrícia

Idiomas
Português